Experiência de Marca

O que é live marketing?

O Live Marketing se define pelas atividades de marketing que proporcionam  interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando compreensão diferenciada de produtos, serviços e marcas.

O Live Marketing se define pelas atividades de marketing que proporcionam  interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando compreensão diferenciada de produtos, serviços ou propósitos. Este tipo de ação promocional estimula e provoca através de experiências sensoriais. Por isso proporciona as melhores experiências de marca, superior a qualquer outra atividade de marketing, porque gera maior engajamento e envolvimento por parte das pessoas que participam. 

E só o Promoview atualiza diariamente, aqui neste site, trazendo ao leitor todas as novidades e ações realizadas no Brasil e no mundo envolvendo brand experience.

E mais! Publica um Anuário sobre o assunto, destacando os verdadeiros profissionais deste mercado.

Por fim, fomenta o surgimento de novos profissionais auxiliando a formação técnica por meio de cursos visando atender a grande demanda de mercado desta atividade de comunicação.

contra capa

O termo foi lançado oficialmente no Anuário do Promoview em 2013.

A disciplina envolve o consumidor, independente da ferramenta promocional utilizada, valorizando a experiência ao vivo da marca, produto ou serviço, com resultados imediatos.

Isso porque é baseada em ações vivas, sem segunda chance para fazê-las ou a publicação de erratas, tipo: “desculpem o som do show de ontem na praia ter falhado, o que impossibilitou o público de ouvir todas as canções da banda e o jingle do patrocinador. Para compensar, daremos um cd de presente pra quem foi….” Infelizmente, no nosso mercado errou, ou conserta na hora, ou… O cliente não dá segunda chance para fazer novamente.

Quando dá certo medimos o resultado pela quantidade de arrepios, sorrisos e lágrimas que conseguimos provocar. Quando isso acontece, estamos falando de uma disciplina sem replay, que se inspira no ao vivo, naquilo que é para ser vivido uma única vez – feito para aproximar pessoas e marcas.

ENTENDA PORQUE O MARKETING PROMOCIONAL VIROU LIVE MARKETING

A denominação marketing promocional, antes denominada below the line  ficou restrita, com o passar do tempo por conta das necessidades cada vez maiores do cliente em realizar atividades de comunicação diversificadas e complexas, em sua maioria com a execução desenvolvida em tempo real.

Isso tirou das agências promo especializadas uma perspectiva estratégica, sua verdadeira amplitude e, talvez, quem sabe, tenha sido essa a razão que nos mantém até hoje trabalhando por job ao invés de por contratos de longa duração.

Alie-se a isso uma infinidade de pseudo-agências, pouco profissionais, fornecedores na verdade, dizendo-se agências de marketing promocional, confundindo ainda mais o mercado.

Amadores, agências que não sejam da área ou neófitos de bonito discurso têm problema em trabalhar no nosso mercado e são um perigo para os clientes, e marcas. Conhecer produção, por exemplo, saber fazer check list, criar especificamente para nossas ferramentas…, e muito bem, são coisas indispensáveis.

Portanto, todas as ações ou campanhas que utilizam ferramentas como campanhas de incentivo, ativações, em especial no ponto de venda, utilizando mídias em redes sociais, aplicativos para smartphones, dentre outros, são do escopo do marketing promocional, que passa a ser uma das suas ferramentas.

Definindo academicamente, apenas para melhor compreensão: essa disciplina abrange todas as ações ou campanhas, onde o consumidor está numa relação direta com o produto, serviço ou marca, ao vivo,  provocando experiências que os aproxime, gerando venda ou valor.

Agora é pensar assim: E ao vivo, é com a gente, não é, procure o que você já conhece de convencional. Somos o novo que sempre esteve por aqui.

Clique na imagem abaixo, e adquira já o Anuário Brasileiro de Live Marketing
no PagSeguro e receba em casa.

capa anuario 2015