Experiência de Marca

Obra de arte permite dar uma espiadinha

Por intermédio de pequenos buracos na parede, os espectadores podem assistir a três mulheres tomando banho.

Uma exposição na galeria National Gallery, em Londres, a instalação Diana, é um prato cheio para curiosos e voyeurs. Por intermédio de pequenos buracos na parede, os espectadores podem assistir a três mulheres tomando banho.

A obra, criada pelo artista britânico Mark Wallinger, está na exposição “Metamorphosis: Titian 2012” (em tradução livre para português: Metamorfoses: Ticiano 2012), que é parte das Olimpíadas Culturais de Londres 2012, série de eventos que acontecem no país na época dos Jogos Olímpicos.

Para este trabalho, o artista encontrou, pelo Twitter, as três modelos que tomam banho ao vivo na instalação. Todas elas chamam Diana e são “espiadas” pelo público enquanto tomam banho numa banheira falsa criada especialmente para a obra.

O artista disse aos jornais britânicos que Diana partiu do seu desejo de encontrar um modo de representar o banho da deusa de uma maneira moderna. Segundo ele, havia algumas regras sobre o que as modelos podiam e não podiam fazer, mas que tinham que se comportar minimamente como deusas.

A mostra tem trabalhos de artistas contemporâneos em resposta às obras do pintor renascentista italiano Ticiano, tema de outra exposição no museu.

Os britânicos Chris Ofili, Conrad Shawcross e Mark Wallinger tem o apoio de músicos, coreógrafos e do Royal Ballet para criarem espectáculos de ballet originais inspirados em três pinturas consideradas obras-primas de Ticiano: “Diana e Calisto”, “Diana e Actéon” e “A morte de Actéon”.

As pinturas, por sua vez, foram inspiradas pelos poemas da série “Metamorfoses”, do grego Ovídio, que contam a história do jovem caçador Actéon. De acordo com a mitologia grega, Actaeon encontrou a deusa Diana tomando banho e foi transformado num veado e atacado por cães, como punição.

Cada artista tem uma sala em que pode mostrar os seus estudos em preparação para a criação do ballet e novas obras de arte criadas especialmente para o projeto.

A exposição “Metamorfoses: Ticiano 2012” pode ser visitada até o dia 23/09.