Experiência de Marca

Obras de arte invadem a Estação Luz do Metrô e CPTM

Os usuários podem contemplar 17 reproduções em alta qualidade vindas do acervo da Pinacoteca de São Paulo. As peças estão acompanhadas de um convite para o público ver as obras ao vivo no Museu.

Os usuários da Estação Luz do Metrô e da CPTM podem contemplar 17 reproduções em alta qualidade vindas do acervo da Pinacoteca de São Paulo. As peças estão acompanhadas de um convite para o público ver as obras ao vivo no Museu.

“Pinacoteca no Metrô e na CPTM” é um projeto da Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, em parceria com o Metrô, Companhia do Metropolitano de São Paulo, e a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, cujos principais objetivos são a formação de novos públicos e estimular a visita à Pinacoteca e ao segundo edifício do Museu, a Estação Pinacoteca.

As peças estão acompanhadas de um convite para o público ver as obras ao vivo no Museu (Foto: Divulgação/Pinacoteca de São Paulo).

“Dar visibilidade ao rico acervo da Pinacoteca de São Paulo, divulgar a arte brasileira e tornar a viagem do passageiro mais agradável, nos provocaram a elaborar esse projeto em parceria com o Metrô e a CPTM, que diariamente recebem 330 mil pessoas na estação Luz, em frente ao Museu”, afirma Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca.

Na área da Estação Luz do Metrô serão apresentadas dez reproduções que integram a mostra recém inaugurada “Arte no Brasil: uma história do Modernismo”, em cartaz na Estação Pinacoteca.

Entre as obras selecionadas estão quatro pinturas de Tarsila do Amaral, ‘Carnaval em Madureira’, 1924, ‘Distância’, 1928, ‘Antropofagia’, 1929 e São Paulo, 1924; Lasar Segall, ‘Bananal’, 1927, Alberto da Veiga Guignard, Ouro Preto, 1960, Mário Zanini, Ismael Nery, Figuras em azul, 1926, Cícero Dias, Mamoeiro ou Dançarino, 1946 e Cândido Portinari, Mestiço, 1934.

O objetivo é colocar o público mais perto do mundo das artes (Foto: Divulgação/Pinacoteca de São Paulo).

Na área de trânsito da CPTM na Estação da Luz, o corredor de acesso à Pinacoteca ganhará sete reproduções de obras que estão em cartaz na mostra Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo, na Pinacoteca Luz.

Entre as reproduções exibidas estão quatro obras de Almeida Júnior, Leitura, 1892, Cena de família de Adolfo Augusto Pinto, 1891, O violeiro, 1899 e Amolação interrompida (estudo), 1893, Paul Michel Dupuy, Praia de Biarritz, 1913, João Baptista da Costa, Petrópolis, década de 1910 e Anita Malfatti, Tropical, 1916.

“Esperamos que com as reproduções o público possa se sentir estimulado a visitar o Museu, pois nada substitui a experiência de estar frente a frente com uma obra prima da arte brasileira.”  Afirma Paulo Vicelli.

As obras foram dispostas estrategicamente para atrair a atenção do público (Foto: Divulgação/Pinacoteca de São Paulo).