O lema da BAR é “agitar as coisas”, e, desta vez, é com a Ogilvy que vai mexer na estrutura do setor de publicidade em Portugal. Esta é uma das agências mais badaladas, criada pelos três criativos cujas iniciais lhe deram o nome — Bomtempo, Anahory e Ralha. Agora, junta-se à internacional Ogilvy, do grupo WPP. Nasceu a BAR Ogilvy.
O site da BAR diz que “está de férias”: quando regressar, já vai contar com um novo reforço, a Ogilvy, Ogilvy Portugal e a BAR anunciam a fusão após aquisição da maioria do capital da BAR pela WPP, o grupo de comunicação que detém a Ogilvy.
Os detalhes da fusão ainda estão por definir, mas as agências contam fechá-los ainda no primeiro trimestre de 2018. Tim Solomon, chairman da Ogilvy, disse ao ECO que “Ainda não há projetos conjuntos, mas estamos muito otimistas." Solomon conta que as soluções de comunicação integrada de marketing de que dispõe, aliadas à “criatividade distintiva” da BAR, deem origem a “um agente de mercado muito agressivo”.
A BAR irá, desta forma, abandonar as características instalações, que recriavam o ambiente de um verdadeiro bar. “Esperamos criar uma cultura única, com o melhor de ambas”, explica ainda Solomon. Os projetos antigos não estão em risco. “Não existe conflito de clientes.”, garante.
Os três fundadores da BAR assumem a gestão da BAR Ogilvy, passando a deter uma participação acionista da agência, e, durante o período de transição, Tim Solomon mantém a posição de chairman.
A Ogilvy já andava inquieta há algum tempo. “Mudar está no nosso DNA”, avisa a agência no site, ao mesmo tempo que informa sobre a mudança de escritórios para a Avenida 24 de julho, que aconteceu em setembro. A agência mudou-se com “as irmãs” para casa dos pais: juntou-se no mesmo edifício às restantes agências do grupo WPP, o gigante internacional de comunicação que a acolhe.
O WPP tem braços largos, que chegam a 110 países e chegam para abraçar nomes tão sonantes do meio da publicidade e comunicação como o GroupM, a Y&R, a Grey e, claro, a própria Ogilvy. Em 2017, o valor de mercado deste grupo de origem britânica ascendeu aos 22,9 mil milhões de dólares. A BAR torna-se assim o membro mais recente desta numerosa família da publicidade.