A cantora Rita Benneditto é nova convidada da segunda edição do festival #Deslocamentos4D, e fará o show de encerramento do evento de 2018 no domingo, dia 29 de abril, às 20h, no Vila Flores.
O festival, que acontece nos dias 28 e 29 de abril, em Porto Alegre, tem entrada franca. Ele promove a visibilidade de iniciativas e empreendimentos dos campos da cultura, empreendedorismo e inovação social, localizados na região conhecida como o 4º Distrito da Capital.
O projeto foi contemplado pelo edital do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados de 2017, com apoio cultural do Oi Futuro, e financiado por meio do Pró-cultura RS.
A maranhense apresenta o espetáculo Benneditto Seja!, que mistura as canções mais populares de seus discos, incluindo o aclamado “Tecnomacumba”, e mostra o alcance de sua voz. O repertório vai dos sons de tambores e sambas de roda à introspecção, reunindo canções como “Divino”, “Há Mulheres”, “Oração ao Tempo”, “Contra o Tempo” e outras mais dançantes, como “Domingo 23”, “O Conforto dos teus Braços”, “A Deusa dos Orixás” e “Jurema”. Além das suas canções, a cantora também interpreta “Santa Clara Clareou” e “Zumbi” (Jorge Benjor) e “Banho de Manjericão” (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro), que estão presentes no álbum “Encanto”, lançado em 2015.
Rita Benneditto, que possui como características marcantes o ritmo e a presença cênica, vai fazer um show no formato semiacústico: acompanhada pelo multi-instrumentista, arranjador e compositor Fred Ferreira (violão, guitarra evocais) e pelo mestre dos ritmos, Ronaldo Silva (bateria, percussão e vocais), as canções se destacam em novas versões, com levadas criativas.
Saiba mais sobre o #Deslocamentos4D
A ideia central do #Deslocamentos4D 2018 é dar visibilidade às iniciativas e à cultura do 4º Distrito, que vem se transformando em um território de lazer, inovação e empreendedorismo na Capital. A programação, com entrada franca, inclui uma série de atividades simultâneas e diversificadas ações artísticas, culturais e colaborativas.
Debate, oficinas, feira de moda, design e inovação, espetáculos musicais, dança, performance, gastronomia e cerveja artesanal estão na programação.
Dentre as atividades culturais, destaque para os shows de Hique Gomez, Bandinha Di da dó, Cartas na Rua e o Sarau Deslocamentos — com participação da atriz Mirna Spritzer, da pianista Dúnia Elias e do percussionista costa-marfinense Loua Pacom Oulai.
O projeto Samba de Mestre, o Coletivo Tenondé (com o artista urbano Xadalu), o artista visual Marcelo Monteiro, a Cia.Caixa do Elefante e o Coletivo Tonuma também fazem parte da programação.
No dia 28, sábado, o festival será marcado pelo debate “Quem Matou a Cultura?”, que irá examinar o momento atual da cultura, com convidados de diversas áreas de conhecimento, entre eles Francisco Marshall. A mediação é de Marta Dueñas e Caco Idiart.
O Festival #Deslocamentos4D é realizado por Gabinete Produções Culturais e Joner Produções, com patrocínio da Oi, apoio cultural da Oi Futuro e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura / Pró-cultura RS e Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer / Governo do Estado do RS.
A Feira Tô Na Rua, o multinegócio Mundaréu (antiquário e produtora), o Galpão Makers (que reúne diversos empreendimentos e marcas autorais), o Porto Alegre Hostel Boutique e o Espaço 373, são alguns dos parceiros do #Deslocamentos4D 2018.