A 30ª Oktoberfest ganhou um termômetro on-line. É o site OktoberSocial, que rastreou os assuntos mais comentados pelos usuários sobre a maior festa alemã do País, realizada entre os dias 03 e 20/10, no Parque Vila Germânica.
Durante todo o período da festa, as principais redes sociais foram monitoradas para saber quais assuntos estavam em alta no dia e foram atualizados e apresentados em tempo real para o internauta.
No total, foram 113 mil menções de aproximadamente 61 mil usuários que resultaram na identificação dos itens que se destacaram entre os foliões. O OktoberSocial apresentou sete grandes categorias que são: cervejarias, desfile, estrutura, festa, gastronomia, trajes típicos, entre outros, dividas por 48 subcategorias, totalizando mais de 500 termos utilizados pelos internautas nos comentários.
Os destaques ficaram por conta do “chope”, citado 5,7 mil vezes, e das expressões alemãs como “ein prosit,” “fritz” e “frida” com 3,2 mil comentários. O termo “desfile” foi citado 1,6 mil vezes, “trajes típicos” 1,4 mil e “ingressos” 1,2 mil. As redes sociais mais utilizadas foram: Twitter com 59,9%, Instagram com 21,7% e Facebook com 15,84%. Google + e YouTube também foram utilizados neste período, mas não tão forte como as outras redes sociais.
Os números de posts alcançaram picos nos fins de semana, acompanhando o clima da festa e o volume de turistas engajados com o assunto. Quem postou fotos no Instagram com a hashtag #Oktoberblumenau também apareceu no site. Ao todo, foram quase três mil fotos, com comentários gerais sobre o evento, e, principalmente, perto do final da festa, citando a contagem regressiva e a saudade que a Oktoberfest deixa nos participantes todos os anos.
Para visualizar o OktoberSocial online basta acessar o site.