O uísque Old Eight, de forma pioneira, realizou uma ação de marketing promocional, fazendo uso de um desafio virtual para os seus consumidores, que teve como personagem principal, o ícone da sinuca, Rui Chapéu. Desenvolvido pela F.biz, tratou-se de um reality show de sinuca que mostrou a busca de Rui Chapéu para formar a “Liga dos 8”, um time com sete participantes que, juntos com ele, tentaram vencer uma desafiante misteriosa.
A ação teve como principal objetivo oferecer aos consumidores uma atividade digital interativa. A aposta da marca em um jogo interativo de sinuca veio a partir de estudos realizados pela F.biz, que mostraram que 74% dos acessos ao site de Old Eight eram de pessoas que haviam buscado pelo tema “sinuca” no Google. Foi a primeira vez que a marca utilizou este tipo de informação para a construção de uma campanha on-line. Além disso, pesquisas mostraram que as classes C, D e E já representam a maioria (51,6%) dos acessos à internet no Brasil, superando a presença de pessoas das camadas A e B (48,4%), segundo informação do Ibope.
“A internet faz parte do dia-a-dia do consumidor de Old Eight. É impossível ignorar sua importância como ferramenta de marketing. Uma ação como essa, além de ter alta afinidade com nossos consumidores, ajuda a aumentar o conhecimento sobre a marca e possibilita aos interessados um maior envolvimento com o posicionamento “Entre para o clube” de Old Eight”, comenta Heitor Cavalheiro, diretor de Marketing da Campari do Brasil.
“A Liga dos 8”
O reality começou com um filme viral intitulado de “O Duelo” que mostrava uma misteriosa mulher entrando em um bar. Na parede havia lambe-lambes indicando a disputa final do torneio “Taco de Ouro”. Rui também estava neste bar e era desafiado por esta misteriosa mulher. Em um momento decisivo da partida, ele erra a tacada dando vez à adversária que ganha esplendidamente o jogo. Rui Chapéu se sente derrotado e busca a revanche recrutando sete consumidores para ajudá-lo a formar “A Liga dos 8”, um supertime de sinuca orientado por ele e que desafiou “A Invencível”.
Durante os meses de agosto, setembro e outubro houve seletivas e treinamentos para montar o supertime. O primeiro desafiante saiu de um campeonato de sinuca entre blogueiros. Os outros foram selecionados entre os internautas e consumidores da marca. Rui Chapéu visitou bares de São Paulo atrás de pessoas ”boas de taco”. Além disso, internautas interessados puderam postar seus vídeos jogando sinuca no site de Old Eight e torcer para serem escolhidos.
A divulgação da ação na web foi feita por intermédio de sites como Terra, R7, YouTube e Atrativa e esteve integrada com materiais de ponto de venda e ações direcionadas em cidades como: São Paulo, Ribeirão Preto e Recife.