Experiência de Marca

Olimpíadas de Sochi começam com obras inacabadas

As principais áreas do parque olímpico estão prontas, porém, nos arredores, tudo segue em construção e estado de alerta.

Parece que a versão #QueroVernaCopa de Sochi já chegou. Os Jogos Olímpicos de Inverno começaram ontem e junto com eles uma série de eventos inesperados.

Em diversos jornais internacionais a data das Olimpíadas vinha sendo anunciada como “prevista para começar em 06/02”, o que já gerava uma grande insegurança internacional.

As principais áreas do parque olímpico estão prontas, porém nos arredores tudo segue em construção e estado de alerta. Entre burburinhos de possíveis ataques terroristas, passando pela eliminação de cães de rua por envenenamento, as notícias mais recentes chegaram de jornalistas hospedados em alguns hotéis da cidade.

O cenário está montado e os jogos começaram, mas Sochi ainda não está pronta (Foto: AP/ Ignat Koslov).

De acordo com os relatos divulgados no site Business Insider, a informação é que a cidade ainda não está pronta. Isso foi antecipado, há 15 dias, quando um blogueiro russo, Alexander Valov, divulgou uma série de fotos mostrando Sochi em construção e coberta de lixo, a tão poucos dias dos jogos começarem.

Imagens divulgadas no 31/01 mostravam trabalhadores em obras pesadas nos arredores do parque olímpico (Foto: CBS Chicago).

Embora com alguns make-ups, não parece que a situação tenha mudado muito. Dentro dos hotéis, as pessoas reclamam de falta de elevadores, de luz, de água, de quartos em construção, alguns sem internet, outros sem aquecimento (atenção: estamos falando de olimpíadas de inverno!)…

Arredores do parque olímpico finalizado – ou quase isso, já que  este bueiro segue aberto na ciclovia (Foto: Twitter @JoAnnBarnas).

Há poucas semanas foi também anunciado na imprensa internacional que haveriam cerca de 300 mil ingressos por vender. Os estrangeiros estavam com receio de viajar por falta de segurança e também por medo de que os preços locais seriam abusivos.

Oficialmente as informações são de que 97% das construções estão finalizadas. Quando ganhou o sorteio, em 2007, Sochi era uma cidade-resort de tamanho mediano, sem a estrutura necessária para abrigar olimpíadas.

Foram construídas estradas, estações de trem, 11 centros esportivos e dezenas de hotéis do nada. Ao longo do caminho houveram numerosos atrasos e acusações de corrupção, desperdício e superfaturamente do obras.

Olhando de cima tudo parece pronto, mas para o azar dos organizadores, um evento é feito de detalhes. Vista panorâmica do parque olímpico em Sochi (Foto: AP).