A comunidade corredora e os frequentadores do Parque Ramiro Souto começam 2024 com motivos para comemorar. A Pista Ramiro Souto, um dos locais mais queridos da população porto-alegrense, será revitalizado pela Olympikus, maior marca de calçados esportivos brasileira, que adota
Para o projeto, a Olympikus realizou um processo de inovação aberta, convidando a comunidade corredora, grupos de interesse da pista e representantes da marca. Toda equipe envolvida na revitalização tem a corrida como prática esportiva como o arquiteto Mario Guidoux, da 0E1 Arquitetos, e os responsáveis pela execução da obra. Pessoas que tem o projeto como algo além de uma entrega, mas como um compromisso com a comunidade e uma realização pessoal.
O intuito da marca é requalificar o espaço sem modificar o que é valorizado pela população, agregando valor e trazendo mais qualidade para as atividades realizadas no local. O nivelamento do piso, adição de novas camadas de carvão e melhoria na drenagem, novas sinalizações de indicação de distância no percurso e a revitalização da pista de salto em distância estão entre as melhorias que a pista receberá.
o espaço para trazer mais qualidade aos treinos realizados no local. As obras iniciam dia 22 de janeiro e tem previsão de término no final de março.
Localizada no Parque Farroupilha, popularmente conhecido como Redenção, a pista ocupa uma área de 14.000m² e possui 400m, tamanho oficial de uma pista de atletismo, podendo ser utilizada para competições oficiais. Aberta 24 horas, recebe centenas de pessoas diariamente e hoje, apresenta um desgaste acumulado ao longo dos anos.
Além disso, o espaço receberá a implementação de bebedouros, barras altas e baixas para treinos, base para abdominais, pódio voltado para os dois lados da pista, blocos pré-moldados vazados de concreto como bancos, floreiras e guarda-volumes, ganchos para mochilas e roupas. A Olympikus também conversou com um grupo de usuários da pista que possuem necessidades especiais e buscam melhorias na acessibilidade para o espaço.
“O marketing contemporâneo é o marketing do legado. Não tem problema as marcas trabalharem em prol do seus negócios e, ao mesmo tempo, fazerem o bem para os outros. Nós vemos todos os dias pessoas correndo com nossos tênis, que foram abraçados pela comunidade corredora. A Olympikus é uma marca que completa 50 anos em 2025 e foi fundada no Rio Grande do Sul, por que não tornar a vida dessa comunidade ainda melhor?”, comenta Márcio Callage, diretor de marketing da Olympikus.
A revitalização da Pista Ramiro Souto conta também com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, da Secretaria Municipal de Parcerias e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.