Festival de ativações

Oscar 2025 mostra potencial de ativação para o mercado brasileiro

Com três indicações e vitória como Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” provou que “mentalidade de torcida” do público pode ser explorada pelas marcas

O Brasil fez história no Oscar de 2025, com o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vencendo a categoria de Melhor Filme Internacional, e rendendo ativação atrás de ativação, mesmo que a derrota nas indicações de Melhor Atriz e Melhor Filme tenha deixado um sabor meio amargo para os fãs.

Ainda assim, tamanha participação do nosso país na maior festa do cinema mundial abriu caminho para toda a sorte de ações de marketing, tirando proveito da “mentalidade de torcida” dos fãs brasileiros. Veja as mais interessantes:

Oscar 2025 foi um festival de ativações das marcas brasileiras

Imagem mostra as estatuetas do Oscar 2025
Imagem: Oscars/Deposit Photos/Reprodução

Motorola

A fabricante de smartphones e dispositivos eletrônicos Motorola ofereceu R$ 500 de desconto na compra de smartphones das linhas Edge e Razr, especificamente para clientes chamados “Fernanda” ou “Oscar”. A ativação, que durou até a cerimônia de entrega do Oscar 2025 no último domingo (2), foi uma homenagem à atriz Fernanda Torres, protagonista de “Ainda estou Aqui”.

Imagem mostra um smartphone da Motorola
Imagem: Motorola/Divulgação

Tinder

Falando em pessoas chamadas “Fernanda” ou “Oscar”, o app de relacionamentos Tinder promoveu uma watch party do Oscar 2025, em ativação no Bar Alto, em Pinheiros, São Paulo. A ação viu clientes do bar interagindo em busca do tão buscado match.

Banner de ação do Tinder, que vai promover watch party entre pessoas chamadas "Oscar" ou "Fernanda" para torcer pelo Oscar 2025
Imagem: Tinder/Divulgação

Nubank + MAX

Parceiros na transmissão do Oscar 2025, o Nubank e a plataforma de streaming MAX firmaram uma parceria para a exibição da cerimônia de entrega das premiações. Embora não houvesse nenhuma ativação específica para esse evento, a instituição financeira foi constantemente lembrada de sua oferta de um ano de assinatura da MAX para clientes Nubank+, em várias inserções dos apresentadores.

Imagem do "NuAwards", transmissão do Oscar feita pelo Nubank em parceria com a Warner
Imagem: Nubank/Divulgação

iFood

A plataforma de delivery iFood não deixou o Oscar 2025 passar em branco, preparando uma ativação de homenagem à atriz Fernanda Torres. A indicada ao prêmio de Melhor Atriz pode não ter levado a estatueta para casa, mas protagonizou um show de drones em sobrevoo no Farol da Barra, durante as festas do Carnaval de Salvador.

Em uma apresentação de 15 minutos, o rosto da atriz pôde ser visto no céu soteropolitano: “estamos totalmente orgulhosos de fazer essa homenagem para a Fernanda Torres e poder estar junto do Brasil e dos brasileiros comemorando esse momento tão especial, que é a disputa de um Oscar, durante o maior carnaval do mundo“, declarou Ana Claudia Oliveira, líder de experiência de marca e redes sociais no iFood.

Imagem mostra ativação do iFood para o Oscar 2025: show de drones em Salvador mostrou o rosto da atriz indicada Fernanda Torres
Imagem: iFood/Divulgação

Claro + MAX

A MAX não se aliou somente ao Nubank para promover ativações durante o Oscar 2025. Antes da cerimônia, a empresa de streaming juntou-se à operadora Claro, comissionando a artista de rua Gi Favetta para que ela pintasse um grafite de Fernanda Torres em uma face de um dos edifícios da Rua da Consolação.

Eu nasci e passei minha vida toda em São Paulo, sempre admirei muito os murais que coloriam a cidade. Como artista, era um grande sonho poder fazer parte dessa galeria a céu aberto e foi uma honra ser convidada para minha primeira empena justamente homenageando a cultura e o cinema brasileiro“, comentou Favetta.

Mural em homenagem a Fernanda Torres, na Consolação (SP), pintado por Gi Favetta
Imagem: Claro/MAX/Divulgação

L’Occitane

Embora sem uma menção direta ao Oscar 2025, uma das ativações da L’Occitane viu a empresa de cosméticos contratar Fernanda Torres para divulgar a sua campanha “Borogodó Brasileiro”, valorizando a cultura nacional — o que inclui a nossa produção cinematográfica.

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O Boticário

Também no ramo dos cosméticos, mas especificamente no mundo animal, uma das ativações do grupo O Boticário viu o tema do Oscar 2025 ser aproveitado…por um cachorro. Mas não qualquer cachorro: Suri, um dos cães usados em “Ainda Estou Aqui”, é protagonista de uma campanha ao estilo “Arrume-se Comigo” da linha Au.migos Pets.

A marca aproveitou o mote do Oscar 2025 para dar ao animal um tratamento digno do tapete vermelho, mostrando um banho canino cheio de produtos da linha Au.Migos Pets. Também pela campanha, houve a oferta de cupons de desconto em produtos Boticário para animais.

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Rafael Arbulu Redator
Redator
Jornalista com (quase) 20 anos de experiência cobrindo tecnologia, entretenimento e negócios, e especialista em conteúdo SEO.