O Brasil fez história no Oscar de 2025, com o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vencendo a categoria de Melhor Filme Internacional, e rendendo ativação atrás de ativação, mesmo que a derrota nas indicações de Melhor Atriz e Melhor Filme tenha deixado um sabor meio amargo para os fãs.
Ainda assim, tamanha participação do nosso país na maior festa do cinema mundial abriu caminho para toda a sorte de ações de marketing, tirando proveito da “mentalidade de torcida” dos fãs brasileiros. Veja as mais interessantes:
Oscar 2025 foi um festival de ativações das marcas brasileiras
Motorola
A fabricante de smartphones e dispositivos eletrônicos Motorola ofereceu R$ 500 de desconto na compra de smartphones das linhas Edge e Razr, especificamente para clientes chamados “Fernanda” ou “Oscar”. A ativação, que durou até a cerimônia de entrega do Oscar 2025 no último domingo (2), foi uma homenagem à atriz Fernanda Torres, protagonista de “Ainda estou Aqui”.
Tinder
Falando em pessoas chamadas “Fernanda” ou “Oscar”, o app de relacionamentos Tinder promoveu uma watch party do Oscar 2025, em ativação no Bar Alto, em Pinheiros, São Paulo. A ação viu clientes do bar interagindo em busca do tão buscado match.
Nubank + MAX
Parceiros na transmissão do Oscar 2025, o Nubank e a plataforma de streaming MAX firmaram uma parceria para a exibição da cerimônia de entrega das premiações. Embora não houvesse nenhuma ativação específica para esse evento, a instituição financeira foi constantemente lembrada de sua oferta de um ano de assinatura da MAX para clientes Nubank+, em várias inserções dos apresentadores.
iFood
A plataforma de delivery iFood não deixou o Oscar 2025 passar em branco, preparando uma ativação de homenagem à atriz Fernanda Torres. A indicada ao prêmio de Melhor Atriz pode não ter levado a estatueta para casa, mas protagonizou um show de drones em sobrevoo no Farol da Barra, durante as festas do Carnaval de Salvador.
Em uma apresentação de 15 minutos, o rosto da atriz pôde ser visto no céu soteropolitano: “estamos totalmente orgulhosos de fazer essa homenagem para a Fernanda Torres e poder estar junto do Brasil e dos brasileiros comemorando esse momento tão especial, que é a disputa de um Oscar, durante o maior carnaval do mundo“, declarou Ana Claudia Oliveira, líder de experiência de marca e redes sociais no iFood.
Claro + MAX
A MAX não se aliou somente ao Nubank para promover ativações durante o Oscar 2025. Antes da cerimônia, a empresa de streaming juntou-se à operadora Claro, comissionando a artista de rua Gi Favetta para que ela pintasse um grafite de Fernanda Torres em uma face de um dos edifícios da Rua da Consolação.
“Eu nasci e passei minha vida toda em São Paulo, sempre admirei muito os murais que coloriam a cidade. Como artista, era um grande sonho poder fazer parte dessa galeria a céu aberto e foi uma honra ser convidada para minha primeira empena justamente homenageando a cultura e o cinema brasileiro“, comentou Favetta.
L’Occitane
Embora sem uma menção direta ao Oscar 2025, uma das ativações da L’Occitane viu a empresa de cosméticos contratar Fernanda Torres para divulgar a sua campanha “Borogodó Brasileiro”, valorizando a cultura nacional — o que inclui a nossa produção cinematográfica.
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O Boticário
Também no ramo dos cosméticos, mas especificamente no mundo animal, uma das ativações do grupo O Boticário viu o tema do Oscar 2025 ser aproveitado…por um cachorro. Mas não qualquer cachorro: Suri, um dos cães usados em “Ainda Estou Aqui”, é protagonista de uma campanha ao estilo “Arrume-se Comigo” da linha Au.migos Pets.
A marca aproveitou o mote do Oscar 2025 para dar ao animal um tratamento digno do tapete vermelho, mostrando um banho canino cheio de produtos da linha Au.Migos Pets. Também pela campanha, houve a oferta de cupons de desconto em produtos Boticário para animais.
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