Eventos

Otima leva Avenida Paulista à Campus Party

<!--StartFragment-->Concessionária levanta discussão para mudança de comportamento, seja no âmbito pessoal ou empresarial, com a finalidade de se ter uma cidade mais integrada, colaborativa e agradável.<!--EndFragment-->  

Quem visitar a Campus Party este ano vai se deparar, logo na entrada, com uma miniatura da Avenida Paulista sendo abastecida pela energia elétrica de duas bicicletas. O objetivo da ação de live marketing desenvolvida pela Otima, empresa de mídia out-of-home, é mostrar aos participantes da feira que uma cidade inteligente e sustentável é possível. Para isso é preciso repensar a organização urbana e aplicar tecnologias que facilitem a vida das pessoas e sua relação com a cidade, algo que a concessionária se empenha em pôr em prática.

A energia gerada pelas pedaladas acende as luzes do metrô, de dois abrigos de ônibus e de dois painéis digitais representados na miniatura. Esses painéis, por sua vez, trazem dados computados por meio de IoT (Internet das Coisas), remetendo ao fato de que a cidade é equipada com IoT, integrando edifícios, transportes, equipamentos e painéis eletrônicos, entre muitos outros e ainda conta com um centro de gerenciamento e monitoramento, que recebe informações em tempo real e repassa aos cidadãos de acordo com sua localização. A quantidade de energia gerada pelos participantes será mostrada em um painel digital da empresa localizado no pavilhão.

“Nosso propósito é mostrar a influência que as pessoas têm no ambiente em que vivem.”, explica Anderson Santos, head de Planejamento Estratégico da Otima. “Entenderem que até mesmo a energia pode ser gerada pela propulsão humana. Com a mente aberta e uma mudança de comportamento, seja no âmbito pessoal ou empresarial, é possível termos uma cidade mais integrada, colaborativa e agradável.”

No ano passado, a Otima levou para o evento um modelo “abrigo do futuro”, que contava com kit de IoT com painel de energia solar; captação de água com sensor de chuva; lixo com sensores de nível; contagem de pessoas e sensores de CO?, de presença, de ruído, de raio UV, de temperatura e de umidade.

“A Campus Party é o local ideal para trocar ideias. Nosso objetivo como empresa atuante nas ruas da cidade é levar serviços à população que caminhem na mesma direção da integração e da sustentabilidade. Seja por meio de aplicativos de mobilidade ou da instalação de Wi-Fi nos abrigos de ônibus, por exemplo, estamos sempre pensando, por meio da tecnologia, em alternativas e em novas formas de melhorar o dia a dia das pessoas nas cidades onde atuamos.”, conclui Anderson.

A miniatura foi feita com blocos de montar. O software que integra todo o sistema de automação foi desenvolvido em parceria com a Inviron Technologies.

A Campus Party segue até 4 de fevereiro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.