Por Fernando Guntovitch
No início deste mês, o Meeting Worldwide Partners (WPI) reuniu agências de todo o mundo. Este encontro contou com a participação de mais de 100 profissionais e foi possível conversar com pessoas dos mais diversos países, conhecer casos de sucesso de empresas de diversos setores e as principais tendências do mercado.
A Pirâmide de Maslow aplicada às empresas, colaboração e até Inteligência Artificial foram alguns dos temas abordados.
Como os hotéis boutique têm conseguido engajar funcionários e clientes e se tornarem um ícone de mercado foi um case muito interessante apresentado durante o evento. Possibilitou perceber que é importante mostrar a todos os colaboradores, desde a diretoria até os da limpeza, o quanto eles são importantes para o bom funcionamento do negócio.
Foto: Divulgação.
Isto porque, hoje as empresas possuem diversas opções de fornecedores e a decisão final provavelmente será pela organização que possui uma equipe que veste a camisa. Com certeza, não há fórmula para conquistar o engajamento, mas a aplicação da Pirâmide de Maslow traz ideias bem interessantes.
Outro ponto abordado foi a importância de as agências serem interdisciplinares e não multidisciplinares como se defendia no passado. Esta mudança se deve ao espírito de colaboração.
Uma empresa não precisa oferecer todos os serviços para o cliente, mas sim contar com bons parceiros para que possam se ajudar mutuamente. A colaboração precisa acontecer internamente, incentivando a troca de ideias entre a equipe, e também com parceiros.
A apresentação sobre Inteligência Artificial também chamou a atenção. Afinal, porque este tema seria tratado em um evento para agências de live marketing e afins? Esta palestra foi importante para mostrar o quanto a tecnologia muda as coisas. Acredita-se que muito já é realizado, mas ainda há muito para fazer.
Um exemplo que ilustra esta afirmação é que hoje com mil dólares compra-se um computador que possui a capacidade mental de um rato. Em 2020, com esta mesma quantia será possível comprar aparelhos similares à mente humana.
Trocar conhecimentos com profissionais de outros países é sempre uma experiência enriquecedora. Ajuda a oxigenar as ideias e pensar em novas possibilidades para fazer com que o negócio cresça.