Durante o Festival de Turismo das Cataratas, foi difundido, o Programa Paraná M.I.C.E. – sigla internacional para Reuniões, Incentivos, Congressos e Feiras (Meeting, Incentive, Congress & Exhibition).
O objetivo é consolidar o Estado como um destino forte no segmento turístico de negócios e eventos, no mercado nacional e internacional.
Foram elencadas seis cidades prioritárias para a implantação do projeto, Foz do Iguaçu, Curitiba, Cascavel, Ponta Grossa, Londrina e Maringá.
O programa tem como público alvo principalmente os CVBs. O Iguassu Convention & Visitors Buerau – ICVB é parceiro direto do projeto, o que deve trazer benefícios para o Destino Iguaçu e para os mantenedores da Instituição.
O Paraná M.I.C.E., é uma iniciativa do Sebrae/PR em parceira com o ICVB, Sindhotéis, Abih entre outros, e teve início no ano passado com a assinatura de um convênio com o Instituto Cerdà, de Barcelona, na Espanha.
Atualmente, o programa Turismo de Negócios e Eventos, já envolve 200 empresas do segmento em todo o Estado, e deverá ser desenvolvido até 2016.
Nas próximas etapas serão realizados diagnósticos para o setor e a partir de agosto, serão definidos os planos de ações, voltados para capacitações empresariais e propostas para a área, além de treinamentos com as equipes dos CVBs.
O programa está acontecer sobre consultoria de Vaniza Schuler, mesma consultora que está em fase final do diagnóstico para o ICVB, o que facilita e reforça a consistência no alinhamento de estratégias.
A coordenadora de Eventos do ICVB, Patricia Marafigo, avalia a proposta como positiva e que o Sebrae sempre foi referência nesse tipo de ação.
“O Paraná M.I.C.E., vem em um momento muito propício, a nova fase de nossa entidade. Estamos finalizando um processo de consultoria com a mesma profissional que coordena o programa, e isso, deve ampliar nossa capacitação e foco no mercado de eventos, onde hoje, já somos bem atuantes” afirma.