Experiência de Marca

Pavilhão da Espanha na Expo Milão tem projeto do b720

O escritório de arquitetura espanhol b720 Fermín Vázquez Arquitetos venceu o concurso público promovido pela Associação Cultural Espanhola (AC/E), que é responsável por administrar a presença da Espanha em exposições internacionais.

O escritório de arquitetura espanhol b720 Fermín Vázquez Arquitetos venceu o concurso público promovido pela Associação Cultural Espanhola (AC/E), que é responsável por administrar a presença da Espanha em exposições internacionais.

O concurso teve como objetivo eleger o projeto integral do Pavilhão da Espanha, que será apresentado na Exposição Universal de Milão 2015.

Para ser eleito vencedor, o projeto de Fermín Vázquez foi julgado em meio a propostas de outros 30 escritórios de arquitetura, entre espanhóis e estrangeiros (o maior número de participantes dos últimos anos).

PavilhaodaEspanha_b720

Intitulado “A Linguagem do Sabor”, o projeto responde de maneira eficaz ao demandado no concurso. “Encontramos uma solução inteligente e aparentemente simples para uma complexidade técnica, espacial, funcional e temática da Expo 2015”, explica Vázquez.

A AC/E destaca que a proposta do b720 apresenta um plano “limpo” em sua geometria, mesclando os conceitos exportados pela Espanha para exposições internacionais: tradição e inovação.

Com mais de 2.000 m², o projeto parte desse mix de características para criar um espaço permeável e flexível, sendo incorporado a uma área aberta com laranjeiras, que é outro elemento tradicional da cultura arquitetônica espanhola.

Esse jogo de cores cria uma referência à bandeira espanhola. Molduras de madeira compõem a estrutura do pavilhão, além de outros materiais como cortiça, esparto e barris de madeira. A inovação se faz representada pelo aço inox reflexível, sendo assimilado aos líquidos espanhóis mais tradicionais: o vinho e o azeite.

O Pavilhão da Espanha estará localizado em um ponto importante da Expo Milão, próximo aos pavilhões da Itália, França e Inglaterra. O projeto busca contribuir para o desenvolvimento do tema da Exposição e apresentar ao mundo as singularidades no segmento da arquitetura espanhola.

O Brasil também desfruta da experiência do b720 Fermín Vázquez Arquitetos. Há seis anos, o escritório iniciou suas atividades no País a partir do concurso para a requalificação do frente portuário do Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), em parceria com o urbanista Jaime Lerner. Posteriormente, essa mesma parceria resultou em outro projeto urbanístico na cidade de Novo Hamburgo (RS).

Além dos projetos nos Sul do País, o escritório de Fermín Vazquez está engajado em empreendimentos residenciais em São Paulo, em parcerias com as incorporadoras locais, como o primeiro Triple A da cidade, localizado no bairro do Itaim Bibi, além de outro projeto residencial contemporâneo no bairro de Vila Ipojuca. Em Brasília, o b720 está projetando o primeiro bairro sustentável da cidade, com mais de três mil metros quadrados.

Expo Milão 2015

Cinco anos após a Shanghai Expo, realizada em 2010, a cidade de Milão, na Itália, será a sede da próxima Exposição Universal. Sob o tema “Alimentando o Planeta. Energia para a Vida”, o evento deve reunir entre 1º de maio e 31 de outubro de 2015, obras de mais de 180 países (145 já confirmados), atraindo mais de 20 milhões de visitantes.

O tema da Expo Milão engloba os problemas inerentes à alimentação e faz parte do quadro de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU).

O programa se coloca no centro da agenda política global, que visa garantir comida de qualidade suficiente a todos os seres humanos, eliminando a fome, a sede e a desnutrição que afeta cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo.