O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou no dia 11/12, do lançamento da pedra fundamental do Campus Integrado em Saúde Pequeno Príncipe-Juril Carnasciali. O evento foi realizado no terreno da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR), que cedeu parte do espaço para a instalação do empreendimento no bairro Bacacheri.
O Campus Integrado em Saúde Pequeno Príncipe-Juril Carnasciali irá abrigar um novo hospital; as sedes do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe; um centro de pós-graduação; um centro cultural; o Museu da Criança; e um prédio com serviços de apoio, como cozinha, lavanderia, arquivo e área administrativa.
A solenidade teve a presença do convidado especial, padrinho do Instituto de Pesquisa, Pelé. “Esse é o primeiro passo para uma grande vitória”, ressaltou o maior jogador de todos os tempos no lançamento da pedra fundamental.
Fruet falou da relevância do Campus para a cidade. “Esse projeto é um ato de coragem e amor. É muito importante para a cidade, para o atendimento em saúde de alta complexidade e também para os municípios da região metropolitana norte, como Almirante Tamandaré e Colombo. Além disso, será um polo de formação de especialistas em saúde para todo o país.”
Também estiveram presentes no evento os vereadores Chico do Uberaba, Geovane Fernandes e Zé Maria; o deputado estadual Gilberto Martin; o procurador-geral de Justiça (Ministério Público do Paraná), Gilberto Giacoia; e o corregedor-geral do MP-PR, Arion Rolim Pereira.
Investimento
O projeto contará com o apoio de diversos setores da sociedade, como governo, investidores e doadores, além de recursos próprios. A expectativa é que a primeira etapa a ser realizada seja a construção do Hospital, por meio de verba a ser disponibilizada via emendas parlamentares, parcerias e doações da comunidade. A previsão é que sejam necessários R$ 50 milhões para essa fase.
A programação também incluiu a inauguração do Memorial das Pioneiras, instalado no mesmo local para homenagear Eunice Weaver, fundadora da associação; Juril Carnasciali, que foi presidente da AEW-PR e viabilizou a cessão do terreno; e Ety Gonçalves Forte, da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe.
A cerimônia ainda englobou a lacração da Cápsula do Tempo, junto ao memorial, que mostrará um pouco do cenário atual e as expectativas para o futuro.
Autoridades públicas, incluindo o prefeito de Curitiba, e pessoas vinculadas ao Hospital, faculdades e Instituto foram convidadas a escrever mensagens que respondam a pergunta: “Como seria o planeta em que você deseja viver daqui a 40 anos?”.