A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo e dona de marcas como Elma Chips, Doritos, Lay’s, Quaker, Toddynho, Pepsi, Gatorade, H2OH!, entre outras, investirá R$ 16,5 milhões nas comunidades brasileiras por meio de projetos de impacto social, até 2022.
A estratégia, que conta com investimentos diretos e da Fundação PepsiCo, braço filantrópico da companhia, beneficiará mais de dois milhões de pessoas e está ancorado em três frentes de atuação: Prosperidade Econômica, em especial de mulheres, pessoas negras e profissionais de cooperativas de reciclagem; Segurança Alimentar e Acesso à Água.
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Para isso, a companhia firmou parceria com cerca de 20 organizações não-governamentais e instituições proeminentes, que já lideram estas agendas com grande expertise no país.
“Na PepsiCo, acreditamos no crescimento e na prosperidade compartilhados. Este investimento traduz nosso compromisso com os brasileiros e brasileiras, com os quais temos a honra de fazer parte de suas vidas por meio das nossas marcas, há quase 70 anos, e de iniciativas que levam adiante valores que não abrimos mão, como diversidade, inclusão, acesso igualitário a oportunidades e a recursos básicos como educação, água, saneamento e alimentação.”, afirma Alexandre Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.
A preocupação da PepsiCo no desenvolvimento social e ambiental do país não é de hoje e não se restringe a contribuir financeiramente com projetos transformadores. Há mais de duas décadas, a companhia vem construindo uma base sólida de ações objetivando tornar a sociedade brasileira mais igualitária, atenta às questões ambientais e ao futuro do planeta.
Ricardo Maldonado, presidente da PepsiCo Brasil Bebidas, destaca que “Juntos, iniciativa privada, terceiro setor e governo, é possível promover uma profunda e positiva transformação social, acelerando o crescimento de nosso país e gerando oportunidades significativas e duradouras para nossas comunidades”. E ressalta: “Temos mais de 12.000 talentos internos, dos negócios de bebidas e alimentos, engajando-se e abraçando cada uma destas causas também para fazer essa agenda acontecer”.
Já na visão global da companhia, segundo o vice-presidente executivo e Diretor Global de Assuntos Corporativos da PepsiCo, Roberto Azevêdo, “O Brasil é um mercado-chave para a PepsiCo e, dessa forma, é preciso ativar todo o potencial de crescimento sustentável do país, com investimentos relevantes no curto, médio e longo prazos em nosso negócio e em toda a cadeia de valor, o que inclui, sem dúvida, as comunidades. Por meio da Fundação PepsiCo, o nosso compromisso é amplificar a nossa escala para promover uma influência positiva e resultados exponenciais.”, conclui.
As três frentes de atuação dos investimentos contemplam:
• Prosperidade Econômica
O objetivo é promover a prosperidade compartilhada em comunidades, construindo capacidade para um futuro mais estável, para empreendimentos sociais autossustentáveis ??e para acesso a recursos essenciais para acelerar a equidade racial e de gênero, como educação e desenvolvimento de habilidades técnicas e de liderança, necessárias para melhorar o poder aquisitivo e a subsistência de proprietários de micro e pequenos negócios.
Portanto, a PepsiCo manterá sua atuação direcionada a iniciativas que visam expandir a empregabilidade, o acesso ao trabalho, o desenvolvimento profissional para a equidade. Neste pilar temos:
• Equidade Racial
Para a promoção da equidade racial e de gênero, em especial para jovens adultos, a companhia firmou parcerias com cinco organizações líderes:
• Festival Feira Preta, liderada por Adriana Barbosa, é uma iniciativa que valoriza o empreendedorismo negro, reconhecendo que ele é fundamental na construção de um ecossistema mais justo e equilibrado em oportunidades e resultados financeiros para a população negra. A expectativa é colaborar com mais de 1.000 empreendedores e empreendedoras.
• Articuladora de Negócios de Impacto na Periferia, ANIP, liderada por Marcelo Rocha, DJ Bola, tem como propósito compreender, articular e mobilizar os atores estratégicos para a consolidação do ecossistema de negócio de impacto, apoiando uma nova geração de profissionais em estágios diferentes de desenvolvimento. A iniciativa impactará 850 profissionais.
• Goyn, Global Opportunity Youth Network, coordenado pela organização filantrópica United Way, busca promover a inclusão produtiva das juventudes em situação de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo, até 2030, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Serão impactados 1.125 jovens com o programa.
• Iniciativa Lift, Língua, Inspiração, Foco, Transformação, realizada em parceria com o Instituto Ser+, é ação afirmativa em prol da equidade racial, que oferece ensino gratuito de inglês e orientações profissionais (mentorias) para pessoas negras, além do desenvolvimento de networking. Iniciado em 2014, o projeto já beneficiou 163 universitários e universitárias e contou com a participação de 347 mentores(as) voluntários(as). Até 2022, cerca de 400 pessoas terão a oportunidade de passar pelo LIFT nas cidades de SP, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
• Mover (Movimento pela Equidade Racial). A PepsiCo é signatária, ao lado de mais de 40 outras grandes empresas, com o objetivo de combater o racismo estrutural, acelerando mudanças efetivas em toda sociedade. A iniciativa visa gerar 10 mil posições de liderança e oportunidades para três milhões de pessoas negras no Brasil até 2030.Raça e Gênero são destaques entre as ações de diversidade da PepsiCo, que, entre outras iniciativas internas e externas, possui as metas de alcançar pelo menos 50% de mulheres e 30% de pessoas negras em cargos de liderança até 2025.
• Equidade de Gênero
Adicionalmente, os recursos serão investidos para apoiar a empregabilidade e o empreendedorismo feminino por meio do programa Mulheres com Propósito, desenvolvido em parceria com a Fundes (instituição que integra Micro, Pequenas e Médias Empresas às cadeias de valor de Grandes Empresas na América Latina). O programa, iniciado em 2018, já certificou mais de 1.000 mulheres no Brasil por meio de cursos e mentorias e tem como objetivo alcançar 2.000 mulheres no país e 12 mil na América Latina até 2025.
A companhia também apoiará a Rede Mulher Empreendedora (RME), que tem por objetivo gerar integração, capacitação e troca de conhecimento entre mulheres que possuem ou buscam o próprio negócio, espalhadas por todo o país. A iniciativa beneficiará cerca de 40 mil mulheres por meio de ações virtuais, com especial foco em impactar positivamente mulheres da região Nordeste do Brasil, promovendo conhecimento, renda e autoestima.
• Cooperativas de Reciclagem
Os investimentos da PepsiCo na cadeia do plástico estão focados no apoio às cooperativas de reciclagem, a fim de impulsionar a economia circular e ajudar na renda de milhares de catadores e suas famílias pelo Brasil.
Para isso, a empresa tem parceria com a maior plataforma de reciclagem inclusiva do país, o Reciclar pelo Brasil, e dará continuidade ao programa da PepsiCo Reciclagem com Propósito, iniciativa própria da PepsiCo que consiste em um programa de fidelidade para engajar o consumidor para fazer o descarte correto de embalagens.
Estas iniciativas são uma importante forma de promover a inclusão social de pessoas muitas vezes marginalizadas na sociedade, como refugiados e sem teto, e devem impactar diretamente 35 mil pessoas, sendo 5 mil pessoas pelo Reciclar pelo Brasil e 30 mil pessoas por meio do Reciclagem com Propósito.
Somente na última década, a companhia investiu mais de R$10 milhões no Brasil, no desenvolvimento profissional e capacitação de centenas de homens e mulheres que trabalham nas cooperativas de reciclagem.
Em relação às embalagens, a meta da PepsiCo é a de que, até 2025, 100% delas sejam recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis em todo o mundo. A PepsiCo tem como objetivo crescer de forma sustentável no mercado, ao mesmo tempo em que mantém seu compromisso de fazer o bem ao planeta e às suas comunidades.
A empresa acredita que existe uma oportunidade de mudar a forma como o mundo produz, distribui, consome e descarta alimentos e bebidas, para enfrentar os desafios de forma compartilhada.
• Segurança Alimentar
O propósito é endereçar a segurança alimentar nas comunidades, fornecendo acesso de curto prazo a alimentos e refeições, lutando contra a fome e a desnutrição infantil e construindo soluções sistêmicas de longo prazo que aumentem a disponibilidade contínua e o acesso a alimentos nutritivos.
• Auxílio Emergencial de Curto Prazo
Desde o início da pandemia, a companhia doou 355 toneladas de alimentos e bebidas às comunidades mais impactadas em 12 estados e continuará apoiando esta causa em parceria com o Mesa Brasil. Desde 2014, a soma de doações realizadas pela PepsiCo chega a 455 toneladas de alimentos.
Somente em abril de 2021, a empresa doou mais de 31 toneladas de alimentos que foram distribuídas pela Associação Comunitária para Valorização do Heliópolis, uma representante da Cufa, em São Paulo.
Com o objetivo de direcionar parte dessas doações para um dos públicos mais afetados durante a pandemia, a PepsiCo se uniu ao Instituto Free Free para apoiar as mulheres, mães e meninas que sofrem os impactos dessa calamidade.
Elas são, em sua maioria, as responsáveis pela saúde e alimentação da família, por isso, incluí-las no centro desse suporte, é essencial para atuarmos de forma assertiva neste momento.
• Soluções Sistêmicas de Longo Prazo
A PepsiCo visa contribuir para ajudar a resolver o problema da fome. Uma nova parceria com a Gastromotiva está em andamento para promover a inclusão social e a geração de empregos por meio do trabalho nas cozinhas sociais da Gastromotiva.
O programa beneficiará mais de 5.600 pessoas com formação e empregos, além de oferecer mais de 80 mil refeições nas cidades do Rio, São Paulo e Curitiba.
O programa Nutrição pelo Futuro (Nutrition For The Future) foi desenvolvido para realizar a complementação alimentar de crianças em situação de vulnerabilidade em 2020, dentro das unidades escolares, na região Nordeste e com foco no combate à desnutrição infantil. Com a pandemia, a iniciativa foi revertida na distribuição de cestas básicas, com cerca de 3.900 cestas doadas pela PepsiCo.
A ação terá continuidade em 2021, em parceria com a Fundação PepsiCo e o Global FoodBanking Network (GFN), nos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe, atendendo 1.200 crianças com cestas básicas e durante três meses, desde maio. A ação deverá impactar diretamente cerca de 4.800 pessoas.
• Acesso à Água
Em parceria com a Water.org e o Aquafund do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além do Banco do Nordeste, a empresa investirá em projetos para o fornecimento de água para 52.000 pessoas no Nordeste do país, onde cerca de 80% das pessoas não têm acesso a esgotamento sanitário e 40% não possuem rede de água em suas residências.
Somando à parceria, a PepsiCo trabalha com outras iniciativas de curto e longo prazos para contribuir para o acesso à água:
• Curto Prazo – Habitat para a Humanidade: instalação de estações de lavagem de mãos, reconstrução de banheiros, caixas d’água e outras melhorias estruturais para higiene, que beneficiarão 1.500 pessoas por dia nas favelas de São Paulo.
Essa ação é ainda mais necessária em função da pandemia da Covid-19, objetivando a higienização das mãos em combate ao vírus nessas comunidades. O alcance geral dos beneficiários após 6 meses será de mais de 270 mil pessoas.
• Longo prazo – Adicionalmente aos compromissos da PepsiCo para a redução do uso de água em suas operações (que geraram uma economia de mais de 583 milhões de litros no período de 2015 a 2020) e no agronegócio (que já reduziram em 60% o uso de água limpa, somente na cadeia produtiva de batata desde 2018, o que representa uma economia de cerca de 50 milhões de litros de água, quantidade de água suficiente para abastecer uma cidade de 65 mil habitantes por 7 dias no Brasil), a empresa trabalha com a The Nature Conservancy na restauração de aquíferos e recuperação de bacias hidrográficas brasileiras. Além disso, tem buscado o aprimoramento do trabalho de acesso seguro à água para melhorar o saneamento básico e a infraestrutura.
A PepsiCo há quase 70 anos acompanha o desenvolvimento do Brasil e está atenta às necessidades locais, sempre buscando formas de contribuir com a evolução do país e de seus cidadãos.
Aumentar o acesso à água potável; incentivar a economia circular do plástico; ampliar iniciativas de equidade racial e de gênero, por meio do fomento à empregabilidade e ao empreendedorismo e investir em ações objetivas de combate à fome são os principais objetivos da PepsiCo para entregar melhores resultados para as pessoas e para o planeta, enquanto cresce de forma mais resiliente e impulsiona o crescimento do país.
Foto: Léo Canabarro.