Realizada a cada dois anos no Brasil pelo Grupo Consultores, a pesquisa AgencyScope se tornou um importante instrumento de avaliação das agências pelos profissionais de anunciantes.
O minucioso levantamento pediu, em sua edição de 2014, que 351 executivos de marketing dessem notas a agências em 40 quesitos que vão desde a criatividade até a relação entre a qualidade dos serviços prestados versus a remuneração que recebem. Isso permite a elaboração de diversos rankings, com várias agências ocupando o primeiro lugar em um ou mais atributos.
O Grupo Consultores produz também seis rankings que consolidam a opinião dos anunciantes sobre as agências de publicidade, marketing promocional e digitais. E, ainda, um sétimo, sobre a percepção de 174 profissionais de agências de todas essas disciplinas ouvidos para complementar o estudo principal feito com os executivos de marketing.
Esses sete rankings principais consideram dez atributos, tidos pelos anunciantes como sendo os mais importantes, nessa ordem: criatividade eficaz, capacidade estratégica, qualidade da produção, atendimento, criatividade original, relação qualidade/preço, serviços de mídia, serviço digital, serviços integrados e serviço internacional.
Os executivos de marketing opinam sobre a imagem de todas as agências do mercado e avaliam aquelas com as quais mantêm relacionamento. Nesse segundo caso, foram consideradas no ranking as agências de publicidade que tiveram pelo menos sete clientes entre os respondentes, e as de marketing promocional e digitais com ao menos cinco clientes.
Veja, a seguir, quais foram as mais bem avaliadas nesses rankings consolidados em 2014:
O estudo também mostra os profissionais de publicidade, marketing promocional e digital mais destacados pelos executivos de marketing. Traz Nizan Guanaes (Grupo ABC) em primeiro lugar, com 56 menções; seguido por Marcello Serpa (AlmapBBDO), com 40; Washington Olivetto (WMcCann), com 30; Fabio Fernandes (F/Nazca S&S), com 19; Pedro Cruz (FCB Brasil), com 15; Celso Loducca (Loducca), Luiz Lara (Lew’Lara\TBWA) e Ulisses Zamboni (Santa Clara), com 13 menções cada; Hugo Rodrigues (Publicis), com 11; e Marcio Oliveira (Lew’Lara\TBWA), com 10.
Na área do marketing promocional, os mais destacados são Bazinho Ferraz (b!ferraz), citado por quatro entrevistados, e Fernando Figueiredo (Bullet), por três. Com duas menções cada, aparecem: Alice Coutinho e Claudio Xavier (ambos da NewStyle), Luiz Buono (Fabrica) e Mentor Muniz Neto (Bullet).
Entre os profissionais de marketing digital, Fernando Taralli (VML) e Igor Puga (ex ID, atualmente na DM9DDB) são mais destacados, com seis menções cada. Com cinco votos aparece Marcelo Tripoli (Sapient), seguido por Abel Reis (Isobar), Paulo Loeb (Fbiz), Roberto Martini (CuboCC) e Guto Cappio (Sunset), todos com quatro menções. Com três votos cada, aparecem André Chueri (Isobar), Domenico Massareto (ID), Eduardo Bicudo (Wunderman), Fernanda Romano (Naked) e PJ Pereira (Pereira & O’Dell).
Mantendo a tradição do estudo, os profissionais de agências de publicidade mais destacados pelos clientes recebem muito mais menções que os de marketing promocional e digital. Cada um dos 351 executivos de marketing entrevistados pode mencionar quantos nomes quiser.
As empresas mais admiradas por seu marketing pelos entrevistados são Itaú, Coca-Cola, Natura, Unilever, Nike, Havaianas, Fiat, AmBev, Hieneken e P&G. O Consultores repete a pesquisa com a mesma metodologia em nove países, sendo que em cinco deles a líder é a Coca-Cola.
A pesquisa também perguntou quais campanhas os executivos de marketing mais gostaram nos últimos dois anos. E deu novamente Itaú, seguido por Dove, Coca-Cola, Fiat, Volkswagen, Havaianas, Heineken, Nike, BomNegócio.com e Vivo.
Aos 174 publicitários atuantes em agências também foi perguntado sobre as marcas mais admiradas por seu marketing. As mais citadas foram, pela ordem: Itaú, BomNegócio.com, Fiat, Volkswagen, Friboi, Coca-Cola, Dove, Ipiranga, Nike, Skol, Heineken, Visa e Brahma.