Marcas que são tradicionais patrocinadoras do futebol brasileiro são associadas pelo consumidor à Copa do Mundo, mesmo que não participem do evento.
Os dados foram apurados na pesquisa colaborativa que o Instituto Qualibest realizou em parceria com diversas agências de publicidade e anunciantes, e que tem seus resultados divulgados agora.
“Banco do Brasil, Petrobras e Caixa, por exemplo, foram marcas citadas como relacionadas à Copa do Mundo, apesar de não serem patrocinadoras. Essas empresas geram recall pela tradição em patrocínio aos esportes brasileiros.”, aponta Daniela Chammas Malouf, diretora do Instituto Qualibest.
A pesquisa, colaborativa, contou com a ajuda das agências que puderam incluir perguntas específicas. “Pedimos para as agências e clientes parceiros mandarem as perguntas que gostariam de fazer aos consumidores sobre a Copa do Mundo, e entrevistamos 1.239 pessoas. O resultado é um dashboard repleto de informações que podem orientar agências e marcas no desenvolvimento de campanhas durante esse período.”, comenta Daniela.
Ao menos 58% dos respondentes se recordam de alguma campanha marcante ligada à alguma Copa do Mundo. Destes, 42% tem a Coca-Cola como referência espontânea de campanha memorável – com uma boa diferença para Itaú (9%), em segundo lugar, e Guaraná Antarctica (8%). O McDonald’s aparece em quarto lugar, com 7% da lembrança, Brahma, em quinto, com 6%, Vivo em sexto, com 5%, e em sétimo lugar, a Nike, com 4%.
Relação com o Futebol
A pesquisa também apontou quais marcas o consumidor acredita ter algum tipo de envolvimento com a Copa de 2018, seja como parceiro, patrocinador ou apoiador. De uma lista estimulada de 64 empresas, a marca mais associada à Copa do Mundo é também a Coca-Cola, com 75% de identificação.
Veja a lista completa de marcas mais lembradas:
Coca Cola 75%;
Vivo 58%;
Itau 57%;
Nike 56%;
Guaraná Antartica 55%;
Adidas 49%;
VISA 48%;
McDonalds 46%;
Brahma 43%;
Samsung 43%;
Mastercard 41%;
Bradesco 40%;
Skol 40%;
Heineken 39%;
Banco do Brasil 37%;
Petrobras 37%;
Hyundai 36%;
Caixa 34%;
Sadia 33%;
Volkswagen 32%;
P&G 29%;
Nissan 28%;
LG 27%;
Red bull 27%;
Nestlé 26%;
Budweiser 25%;
Claro 25%;
Gol 24%;
TIM 24%.