A menos de dois anos da próxima edição dos Jogos Olímpicos – que será realizada no Rio de Janeiro (RJ), em 2016 – pesquisa do Ibope Repucom indica que 61% dos entrevistados têm interesse pela Olimpíada, o que a torna o evento mais importante para os brasileiros fora do mundo do futebol. Deste total, 51% são homens, além de 28% dos interessados ter mais de 40 anos de idade.
De acordo com o estudo Sponsorlink, maior pesquisa especializada em esporte do mundo e que está presente em 12 países, logo em seguida, aparecem campeonatos como a Liga Mundial de Vôlei e o UFC.
“Este resultado não nos surpreende, ainda mais se levarmos em consideração que a próxima edição da Olimpíada será realizada em nosso País, em 2016. No entanto, é sempre bom constatar que o interesse dos brasileiros por diferentes esportes, e não só pelo futebol, têm crescido constantemente.”, afirma José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom.
Entre as modalidades analisadas, aquelas que fazem parte dos Jogos Olímpicos também são as que mais despertam o interesse dos internautas, sendo que o futebol ainda é o maior destaque (62% dos entrevistados afirmaram ser superfãs ou fãs do esporte), seguido de perto pelo vôlei, com 61% de aficionados. O índice da natação chega aos 45%, enquanto o atletismo/corridas de rua possui 35% de admiradores.
A pesquisa também mostrou que 52% dos entrevistados consideram o esporte essencial em suas vidas. Apesar de o futebol ainda ser considerado a paixão nacional, ele é apenas o terceiro mais praticado, com 22% de adesão. O ranking é liderado pela corrida, que tem 28% de praticantes, enquanto 23% das pessoas disseram andar regularmente de bicicleta.
Realizado em setembro e outubro de 2014, o estudo Sponsorlink representa a população de internautas brasileiros e considera superfã e fã aqueles que declaram ter “muito interesse” e “interesse”, respectivamente, pelos temas abordados. Para esta pesquisa, foram entrevistados mil internautas.