Quando pensamos nas cervejas mais consumidas no País, algumas marcas vêm à cabeça imediatamente. Para confirmar como anda a preferência dos brasileiros em relação a esse mercado, a A.T. Kearney, em parceria com a MindMiners, fez um estudo para entender o hábito de consumo de cerveja do público atualmente.
A análise procurou saber quais são as marcas populares de cerveja que os brasileiros mais gostam, e quais são as mais rejeitadas.
De acordo com a pesquisa, Skol e Brahma continuam sendo as marcas mais conhecidas pelo consumidor brasileiro, mas Itaipava, Antártica, Heineken e Bohemia também têm conhecimento acima de 90%.
Entre os entrevistados, as cervejas favoritas são Skol (21%) e Heineken (16%). Já a Heineken, ao lado da Budweiser são as marcas com maior força (preferência dos consumidores nos canais de consumo mais relevantes).
O estudo também mostra que a regionalidade e a idade dos entrevistados impacta diretamente seu perfil de consumo, além de indicar a associação que os consumidores fazem com as marcas:
Heineken: esportes.
Skol: praia e carnaval.
Eisenbahn: restaurantes.
Itaipava: festas de rua.
Original: bares e botecos.
Outro ponto da análise mostra que o consumo de cervejas artesanais aumentou nos últimos anos.
Atualmente, 12% dos entrevistados consomem com frequência e 53% já tomaram algumas vezes. A maioria desses consumidores é homem entre 25 e 40 anos de idade.