A Petrobras começou a receber na terça-feira, 10/03, inscrições para uma chamada pública que destinará R$ 3 milhões a projetos de artes cênicas voltados para crianças de 0 a 6 anos.
A iniciativa é parte de um investimento de R$ 10 milhões que a empresa fará em ações culturais com foco no público infantil, ao longo de 2020. Além desta primeira etapa, também estão previstas duas outras chamadas, uma voltada para animação e outra para feiras literárias.
O foco na primeira infância vai em linha com o novo posicionamento da empresa, ‘Energia para Transformar’, apresentado em 2019, explica Aislan Greca, gerente de patrocínios e eventos da Petrobras.
“Estamos desenvolvendo este processo há um tempo para lançar agora. A Petrobras acredita que o momento dos 0 aos 6 anos é chave para o desenvolvimento da criança, onde ela se abre para o novo, abre a curiosidade e tem um estímulo ao seu desenvolvimento cognitivo.”, declara Greca.
O edital lançado agora traz mudanças em relação a processos realizados anteriormente. Pela primeira vez, ele será integralmente digital com o objetivo de democratizar o acesso.
“Tiraremos dúvidas nas redes sociais e teremos inclusive um EAD no site detalhando o processo de inscrição. Também é importante citar que antes fazíamos muitos processos escalonados, com tetos de investimento. Agora o teto é R$ 3 milhões e o proponente apresenta o valor que deseja receber.”, observa Aislan.
Além disso, como novidade, o edital exige que os projetos contemplem apresentações também em cidades com menos de 150 mil habitantes e pelo menos uma Capital nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, com o intuito de democratizar a cultura no País.
As inscrições para participar desta primeira etapa devem ser feitas pelo site da empresa; os resultados serão divulgados em junho e os projetos serão realizados a partir de outubro.
Uma campanha criada internamente divulgará o patrocínio anunciado agora. Segundo executivo, ela trabalhará peças voltadas a três públicos no meio digital: a opinião pública como um todo; os produtores culturais, e pais, familiares tutores e cuidadores.
Aislan lembra ainda que a Petrobras patrocinou projetos culturais ao longo de 2019, apesar da revisão de sua política de patrocínios. “Não paramos de patrocinar a cultura, desenvolvemos vários projetos, cumprimos os contratos que depois se encerraram.”, coloca.
Este ano, além deste investimento de R$ 10 milhões em iniciativas destinadas ao público infantil, a empresa manterá o patrocínio a espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, à Sala Cecília Meirelles, e ainda a projetos como a Orquestra Petrobras Sinfônica.