O diretor geral do Google, Fabio Coelho, foi detido pela Polícia Federal em São Paulo no dia de ontem (26/09), em cumprimento à ordem judicial do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, emitida pelo juiz Flávio Saad Peren.
A detenção ocorreu para que o executivo assinasse um termo circunstanciado de ocorrência no qual se compromete a comparecer perante a Justiça quando solicitado.
A detenção do principal executivo do Google no Brasil aconteceu porque o YouTube, controlado pela empresa, se recusou a retirar vídeos do portal nos quais o candidato à Prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal, do PP, é acusado de praticar crimes.
De acordo com o juiz, apesar de ser um “Espaço livre e democrático, o uso indevido da internet, na esfera eleitoral, deve ser coibido, na medida em que não se trata de território isento de responsabilidade e não se vislumbra qualquer causa de imunidade no manuseio dessa ferramenta de comunicação”.
Procurado por meio de sua assessoria de imprensa, o Google afirmou que recorre da decisão, porque “Sendo uma plataforma, o Google não é responsável pelo conteúdo do site”. A assessoria, entretanto, não comentou a prisão, nem informou se os vídeos seriam removidos.