Experiência de Marca

"Pilão de Prata" é atração no Carnaval de rua

O público presente poderá se divertir ao som dos atabaques, agogôs e com as vestimentas típicas do afoxé, além de apreciar os patrimônios culturais do município. As atividades são gratuitas.

O Carnaval se aproxima e o Bloco Pilão de Prata promete agitar as ruas da cidade de Goiás, na região central do Estado. Entre os dias 28/02 e 02/03, será realizada a sexta edição do “Encontro de Tambores”.

O público presente poderá se divertir ao som dos atabaques, agogôs e com as vestimentas típicas do afoxé, além de apreciar os patrimônios culturais do município. As atividades são gratuitas.

Bloco promete alegrar os foliões pelas ruas da cidade histórica (Foto: Alexandre Carvazan/Divulgação).
Bloco promete alegrar os foliões pelas ruas da cidade histórica (Foto: Alexandre Carvazan).

O bloco afrocultural Pilão de Prata foi fundado em 2009 e é coordenado pelo historiador e professor Paulo Sérgio Ferreira de Souza. Para o Carnaval deste ano, as vestes serão inspiradas em Iansã (um dos orixás cultuados no candomblé no Brasil) para colorir o centro histórico da cidade do Rio Vermelho, mostrando a religiosidade de matriz africana.

Uma roda de conversa abre a programação no dia 28/02, a partir das 9h, na Casa da Sopa. O enfoque é discutir a importância do apoio do Poder Público para a continuidade das manifestações afrobrasileiras.

Grupo pretende mostrar a força da cultura afrodescendente da cidade (Foto: Divulgação/g1.globo.com).
Grupo pretende mostrar a força da cultura
afrodescendente da cidade (Foto: Divulgação/g1.globo.com).

No dia 01/03, o bloco se concentrará na Rua do Fogo e seguirá até o Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A intenção é invadir as ruas da cidade com muita música e contado um pouco da história, crenças e tradições da cultura africana.

No dia 02/03, será realizado um passeio pelas trilhas históricas da cidade de Goiás. O grupo sairá do Largo da Carioca e percorrerá as trilhas da antiga estrada colonial, marcada pelo calçamento feito pelos escravos.

Além de toda a riqueza histórica, o passeio tem como cenário as belíssimas paisagens típicas do cerrado. “É um momento único e muito importante para todos os integrantes do Bloco Pilão de Prata”, afirma o professor Paulo Sérgio.