Experiência de Marca

Pirelli Motorsports apresenta patrocínios para 2015

Neste início de temporada, a Pirelli destaca sua estratégia de ampliar a sua participação no mundo do automobilismo – onde a empresa já é líder mundial, graças a sua participação em mais de 300 campeonatos, em mais de 40 países. <span style="font-size: 14px;">Neste início de temporada, a Pirelli destaca sua estratégia de ampliar a sua participação no mundo do automobilismo – onde a empresa já é líder mundial, graças a sua participação em mais de 300 campeonatos, em mais de 40 países.</span>

A três dias da primeira etapa do principal campeonato mundial de automobilismo, a temporada 2015 para a Pirelli começa com a apresentação da gama de compostos para a Fórmula 1. Este que é o quinto ano de fornecimento exclusivo da fabricante italiana de pneus.

Neste início de temporada, a Pirelli destaca sua estratégia de ampliar a sua participação no mundo do automobilismo – onde a empresa já é líder mundial, graças a sua participação em mais de 300 campeonatos, em mais de 40 países.

Produtos que se destacam por suas performances superiores, promovendo frequentemente muitas ultrapassagens e de dois até três pit-stops: estes são os objetivos da Pirelli na gama de pneus para a Fórmula 1.

Pirelli infografico

A Pirelli também reforça, ainda mais, seu relacionamento com o FIM Superbike World Championship, campeonato que há 11 anos usa os pneus italianos. Além disso, a marca vai ampliar a sua presença em competições asiáticas, especialmente em campeonatos monomarcas, incluindo os da Ferrari, Lamborghini e Maserati.

As atividades da Pirelli no rali também estão se expandindo ao redor do mundo, bem como os acordos de fornecimento de pneus comerciais, como os que são usados no Gran Turismo alemão e em categorias disputadas por carros esportivos de importantes marcas, como Audi e Porsche, por exemplo.

A Pirelli também comemora a entrada em novos campeonatos, como a Fórmula 4, onde poderá contribuir para o desenvolvimento da carreira de jovens promessas do automobilismo, por meio de iniciativas específicas para estimular o talento desses pilotos.

O centro histórico de Melbourne foi o local escolhido para a apresentação da linha 2015 da Pirelli para os campeonatos em duas e quatro rodas. O evento ocorreu nesta semana, que marca o início da temporada da Fórmula 1. A cidade também foi sede da primeira rodada do FIM Superbike World Championship, ocorrido há três semanas, em Philip Island.

A apresentação das novidades de 2015 foi feita por dois diretores esportivos da Pirelli: Paul Hembery, para carros, e Giorgio Barbier, para motos. Eles supervisionam os departamentos que criam 175 novos designs de pneus por ano, envolvendo 500 pessoas – sendo 200 pesquisadores –, seis centros mundiais de Pesquisa & Desenvolvimento (dois na Itália, para compostos e estruturas, além de um no Brasil), cinco fábricas (Turquia, Roménia, Alemanha, Argentina e Brasil, com acompanhamento dos centros de pesquisa), e um centro de logística na Inglaterra.

Tudo isso resulta em uma produção total por ano de 570 mil pneus para competições por ano. E todos são reciclados com os mais altos padrões de sustentabilidade ao final de cada corrida – se fossem empilhados, atingiriam uma altura de 180 quilômetros; se alinhados lado a lado, se estenderiam por quase 400 quilômetros.

O Que Há de Novo na Fórmula 1 Este Ano

Todos os pneus de 2014 passaram por evoluções para atender as demandas dos novos carros. Os bólidos de 2015 podem ser até dois segundos por volta mais rápidos que os anteriores, com as últimas especificações dos motores híbridos permitindo maiores velocidades médias.

Há uma nova construção traseira para toda a linha P Zero, projetada para distribuir o calor e as forças que incidem sobre o pneu de forma mais igual, levando a uma performance mais consistente.

Este ano, uma das principais evoluções em todos os pneus foi a otimização da pressão e da distribuição de temperatura na banda de rodagem. Isso proporciona um contato mais uniforme com o asfalto, melhorando a aderência e a dirigibilidade.

Um novo composto supermacio introduzido em 2015 deve evitar a formação de bolhas e granulação do pneu. Esse trabalho de desenvolvimento, conduzido durante a off-season, mais uma vez reforça a evolução e a filosofia de melhoria constante da Pirelli, como vem sendo demonstrado desde que a empresa entrou na Fórmula 1, em 2011.

Pirelli em Duas Rodas

A fabricante italiana de pneus será mais uma vez a fornecedora exclusiva de pneus para todas as categorias do FIM Superbike World Championship, em um acordo que vai até 2018.

A parceria começou em 2004, e hoje é o fornecimento de pneus mais duradouro na história do esporte a motor internacional. A Pirelli também tem um forte compromisso com o FIM Motocross World Championship, já tendo conquistado 62 títulos mundiais, bem como com o FIM Endurance World Championship, que terá quatro etapas neste ano.

A Pirelli é a patrocinadora oficial dos pneus de moto do AMA Supercross, um campeonato mundial da FIM (entre 2014 e 2016), bem como é a fornecedora de pneus de diferentes pilotos.

A marca é proeminente em muitas outras competições nacionais com diversos fornecedores de pneus, incluindo o BSB (Campeonato Britânico de Superbike), CIV (Campeonato Nacional Italiano), IDM (Campeonato Nacional Alemão) e FSBK (Campeonato Francês de Superbike).

Na região Ásia-Pacífico, a Pirelli será a patrocinadora nominal da etapa da Malásia do Superbike World Championship, bem como é a fornecedora oficial do Superbike na Malásia e nas Filipinas.

Pela primeira vez, o campeonato também irá para a Tailândia neste ano, onde a Pirelli também participará do FIM Motocross World Championship. A Pirelli Cup 600 Challenge Series foi lançada no Japão para promover o desenvolvimento de jovens talentos neste país. Este ano, a empresa também abrirá sua quarta fábrica para produção de pneus de moto, na Indonésia.