Depois de fazer parte da categoria desde a sua criação, em 1973, a Pirelli anuncia seu retorno ao Campeonato Mundial de Rali no próximo ano.
A marca foi a única fornecedora da competição entre 2008 e 2010. A companhia também proveu compostos para o Star Driver e WRC Academy, com o objetivo de promover a próxima geração de jovens pilotos para o principal campeonato de rali do mundo.
Agora, a empresa italiana – fornecedora exclusiva da Fórmula 1 – retorna à competição juntamente com três outras fabricantes de pneus para ser fornecedora do Campeonato Mundial de Rali de 2014.
“Gostaríamos de agradecer a FIA por ser favorável à candidatura da Pirelli e estamos absolutamente satisfeitos por voltar a um esporte no qual nos sentimos em casa”, comenta o diretor de Automobilismo da Pirelli, Paul Hembery.
Mesmo com a escolha da Pirelli para apimentar o show da Fórmula 1, as reais raízes da empresa, estão as corridas de estrada. A fabricante italiana também tem uma longa história nas corridas de GT e, recentemente, montou a sua maior operação logística para uma corrida de 24 horas no circuito de SPA.
Para o diretor de Rali da FIA, Jarmo Mahonen, “é muito positivo ter a Pirelli de volta à categoria. Juntas, as quatro marcas proporcionarão uma excelente plataforma para uma concorrência aberta, bem como possibilidades de escolha e variedade para os nossos competidores”.
A abertura da rodada do Campeonato Mundial de Rali da FIA 2014, na qual a Pirelli faz sua reestreia, será no Rali de Monte Carlo, de 14 a 19/01 do próximo ano.