Experiência de Marca

Porto Alegre recebe a nona Bienal do Mercosul

Esta edição da Bienal pode ser considerada um ambiente para defrontar-se com recursos naturais sob uma nova luz, e especular sobre as bases que marcaram distinções entre descoberta e invenção, assim como os valores de sustentabilidade e entropia.

A 9ª Bienal do Mercosul Porto Alegre será realizada de 13/09 a 10/11, e consiste em uma exposição de arte contemporânea, que inclui performances e eventos, apresentados em diversos locais da cidade.

A nona Bienal é organizada pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, uma instituição sem fins lucrativos em Porto Alegre com a missão de desenvolver projetos de artes visuais educacionais e culturais favorecendo o diálogo com a comunidade.

O título da nona edição é, em português, “Se o clima for favorável”; em espanhol, “Si el tiempo lo permite”; em inglês, “Weather Permitting”. Esses títulos são um convite para refletir sobre quando e como, por quem e porque, certos trabalhos de arte e ideias ganham ou perdem visibilidade em um dado momento no tempo.

A promessa da nona Bienal do Mercosul Porto Alegre é identificar, propor e direcionar mudanças nos sistemas de crenças e avaliações de experiências e inovações. Pretende articular questões ontológicas e tecnológicas por meio da prática artística, da produção de objetos e dos pontos de intersecção da experiência com a arte.

Esta edição da bienal pode ser considerada um ambiente para defrontar-se com recursos naturais sob uma nova luz, e especular sobre as bases que marcaram distinções entre descoberta e invenção, assim como os valores de sustentabilidade e entropia.

A diretora artística e curadora geral da nona Bienal do Mercosul Porto Alegre é Sofía Hernández Chong Cuy. A equipe curatorial inclui Raimundas Malašauskas, Mônica Hoff, Bernardo de Souza, Sarah Demeuse, Daniela Pérez, Júlia Rebouças, e Dominic Willsdon. Luiza Proença é a coordenadora editorial. O evento conta com o patrocínio da Oi e apoio institucional do Oi Futuro.