O esforço para promover o consumo inteligente de bebidas alcoólicas não é novidade na Ambev. A cervejaria trabalha há 14 anos no combate ao uso indevido de suas cervejas e no Carnaval não poderia ser diferente.
A companhia vai promover diversas ações para disseminar mensagens de consumo inteligente pelas cidades onde suas marcas estão presentes. Em Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e São Paulo, por exemplo, a empresa vai capacitar mais de 18 mil ambulantes credenciados, sendo 8 mil deles apenas na capital paulista.
O curso apresenta aos vendedores a importância de não vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, não promover o consumo em excesso ou associado à direção. "O objetivo da ação é transformá-los em multiplicadores e ajudar a tornar a folia mais feliz e inteligente", afirma Mariana Pimenta, gerente de relações corporativas da Ambev.
Dentre as diferentes ações, o camarote da Skol em Salvador contará com o sorteio de mensagens divertidas para que os foliões possam curtir o Carnaval do início ao fim. Lá também rolará o Convite de Responsa, iniciativa em que funcionários doam valores simbólicos em troca de ingressos para a festa. O dinheiro é destinado a ONGs do projeto Na Responsa, que tem como objetivo combater ao consumo de bebidas por menores de 18 anos. Ano passado, a Ambev arrecadou R$ 110 mil para a ONG Cipó (BA).
Em Belo Horizonte, para evitar a combinação álcool e direção, a Ambev, em parceria com a Prefeitura, disponibilizará ônibus gratuitos durante o Carnaval em cerca de 20 linhas. Em Porto Alegre, os foliões também serão incentivados a deixar o carro em casa. Por meio de uma parceria com o Cabify, a cervejaria oferecerá quatro corridas de R$ 15 aos consumidores que usarem o código da promoção #CABIFYFOLIA. “Queremos que nossos consumidores extrapolem apenas na celebração e bons momentos”, ressalta Marina Pimenta.