Se todas as obras de ciclovias forem concluídas até o final de 2014, como prometido pela prefeitura, Porto Alegre chegará em dezembro com 39,8 quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas.
O último trecho anunciado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fica na Zona Norte e deve ter 2,8 quilômetros conectando as já existentes nas avenidas Adda Mascarenhas, Francisco Silveira Bitencourt e Juscelino Kubitschek.
De acordo com Antônio Carlos Vigna, gerente de Projetos e Estudos de Mobilidade da EPTC, as obras já estão em andamento. Como são rotas curtas, a expectativa é que o complexo seja entregue à comunidade até o final deste ano. A nova rede cicloviária vai abranger os bairros Rubens Berta, Sarandi e Jardim Planalto.
Foto: Guilherme Santos.
Outro trecho que deve se somar aos 21,8 quilômetros já construídos é o da Avenida Ipiranga: serão mais 6,6 quilômetros, que têm recomeço dos trabalhos previsto para outubro. Depois que ficar pronta, a pista totalizará 9,4 quilômetros em uma das principais vias do município.
Ponto de divergência entre prefeitura e comunidade, a ciclovia que passa pela Rua Santa Cecília, projetada para ligar a Avenida Ipiranga à Praça Encol, segue sem previsão de começo das obras. Moradores e comerciantes protestam contra a redução no número de vagas de estacionamento na via e problemas para carregar e descarregar produtos. “Não dá para sobrepor o interesse pessoal sobre o público.”, rebate Vigna.
Um novo encontro com moradores da região e EPTC deve ocorrer na primeira semana de setembro.
Quando anunciado, o projeto também não agradou aos taxistas com ponto na via. A EPTC garante que já resolveu a questão dos profissionais, que serão deslocados para o estacionamento do supermercado Zaffari.
A expectativa é de que, ainda em 2014, seja concluída a ligação entre as avenidas Ipiranga e Protásio Alves, que tem 547 metros.