Experiência de Marca

Prêmio Plumas & Paêtes Cultural homenageia Elza Soares

A Cidade do Samba vai sediar o maior desfile de talentos do Carnaval brasileiro  que acontece no próximo sábado, dia 11, a partir das 20h, na avenida Rivadávia Corrêa nº 60, na Gamboa.

A Cidade do Samba vai sediar o maior desfile de talentos do Carnaval brasileiro.

Aderecistas, artesãos, costureiras, carnavalescos, coreógrafos, iluminadores, figurinistas e destaques de luxo, entre outros artistas dos bastidores do “Maior espetáculo da terra”, serão as grandes estrelas do 11º Prêmio Plumas & Paetês Cultural, que acontece no dia 11 de abril, a partir das 20h, na avenida Rivadávia Corrêa nº 60, na Gamboa.

A premiação terá Elza Soares como grande homenageada do ano. Os 60 premiados da noite, escolhidos em 28 categorias, levarão para casa um troféu com a imagem da cantora.

Fotos: Divulgação.
Elza Soares.
Elza Soares.

Na abertura do evento, uma produção teatral, sob direção de Ruiglan Barros, contará a trajetória da “Voz do Milênio”. No encerramento, a própria Elza Soares interpretará alguns de seus maiores sucessos, acompanhada da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel.

“A escolha da estrela Elza Soares não foi por acaso.  Além de ter muitas afinidades com o universo do Carnaval, nada melhor que exaltar, em vida, uma grande personalidade carioca, que elevou o nome do artista brasileiro ao mais alto grau de valorização da arte pelo mundo, como em 2000, quando foi escolhida pela BBC de Londres como a ‘Voz do Milênio’”, explica José Antônio Rodrigues, gestor do Plumas & Paetês Cultural.

José Antônio Rodrigues.
José Antônio Rodrigues.

Rodrigues lembra ainda que, em outras edições, o prêmio já foi dedicado a personalidades como Cartola, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga e as Rainhas do Rádio.

Elza Soares com equipe do Plumas & Paêtes.
Elza Soares com equipe do Plumas & Paêtes.

Prêmio é Referência

Criado há dez anos, o Plumas & Paetês Cultural se destaca por ser um prêmio dado aos profissionais dos bastidores do Carnaval e não às escolas de samba.

Outra característica que o diferencia é que o prêmio avalia o trabalho realizado nas agremiações do Grupo Especial ao Grupo D do Rio de Janeiro, que desfilam na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães.

Este ano, a premiação contempla ainda os desfiles de Brasília (na “Passarela da Alegria”, sob a direção da Uniesb) e Vitória/ES (no Complexo Walmor Mirada, conhecido como “Sambão do Povo”sob a direção Lieses).

Em sua maioria anônimos, os trabalhadores são avaliados em funções praticamente “invisíveis” aos olhos do grande público, entre elas as de aderecista, pintor, carpinteiro, coreógrafo, costureira, desenhista, escultor, ferreiro, iluminador, pesquisador e gestor de ateliê.

Grupo Plumas & Paêtes Cultural.
Grupo Plumas & Paêtes Cultural.

 

Carnavalescos, compositores, coreógrafos e destaques de luxo também são agraciados, além de categorias especiais como jornalista, fotógrafo, radialista, produtor cultural de bloco carnavalesco e revelação do Carnaval.

“A equipe de julgadores é formada pelos coordenadores do Plumas & Paetês e gestores culturais, além de jornalistas, personalidades, pesquisadores e estudiosos nas artes carnavalescas.

Todos assistem aos desfiles em diferentes setores estrategicamente distribuídos pelas avenidas dos desfiles”, conta José Antônio Rodrigues. O prêmio tem o apoio institucional da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), da Riotur, Liesa e Lierj.