Experiência de Marca

As principais ativações de marca no Coachella

Confira o que rolou em um dos festivais mais cativantes, incluindo pop-ups e ativações de empresas como Adidas, American Express, NYLON, entre outras.


O Coachella se tornou, mais ou menos durante a última década, conhecido por muito mais do que simplesmente pela música, embora o festival deste ano tenha contado com um line up composto por nomes como Bad Bunny, Blackpink, Frank Ocean e muitos mais, além de convidados surpresa como Post Malone, Billie Eilish e Blink-182. Mas para muitos, uma viagem ao deserto não está completa sem a festa — e há muito disso rolando sempre por ali.

Foto:-Katie Jones/WWD

O primeiro fim de semana em especial, que aconteceu de 14 a 16 de abril, normalmente traz uma mistura eclética de ativações de marca, mini festivais e after-parties, tanto no local do evento como em hotéis e propriedades privadas nas cidades dos arredores do deserto. 

Marcas como American Express e NYLON gastam bastante dinheiro em seus eventos anuais do Coachella e, na edição deste ano, recém-chegados como Marvel Studios, Aperol Spritz e Neutrogena também apresentaram pop-ups pela primeira vez.

Adidas Campus Experiência com Bad Bunny

A Adidas, após o anúncio de Bad Bunny como o primeiro artista latino como headliner do Coachella, se associou ao rapper porto-riquenho na Adidas Campus Experience, um pop-up no local, em forma de cubo, que celebrou o mais recente lançamento de sneakers da dupla. 

Foto: Corso Marketing Group

O exterior atraente do espaço ostentava 50.000 flores vivas em 60 variedades diferentes. De um lado, o logotipo de Bad Bunny com assinatura feita de aço e pinheiro formou um arco de entrada em tamanho real. Do outro lado do cubo estava o logotipo da Adidas, marcando uma experiência de compra.

Foto: Corso Marketing Group

No interior, um jardim zen foi coberto em tons de madeira e musgo espanhol. Com um toque divertido, um lustre floral tinha uma par de tênis pendurados.

Foto: Corso Marketing Group

NYLON House

A BDG, uma empresa por trás de marcas digitais como Bustle, NYLON, Elite Daily, e The Zoe Report, apresentou a animada NYLON House, apresentada pelo Samsung Galaxy, em uma propriedade privada de Indio, em 14 de abril. 

Foto: Line 8 Photography

O evento girou em torno do tema “YOUniverse” inspirado na Geração Z e nos Millennials que, como a própria marca diz, “transgridem todos os limites e sabem que tudo está em sintonia“.

Foto: Line 8 Photography

A NYLON House recebeu os convidados através de uma instalação interativa de túnel-arte, que mostrou os recursos de fotografia noturna do novo Samsung Galaxy S23 Ultra. Enquanto as pessoas caminhavam pelo túnel, viam filmagens de si mesmos usando a câmera de última geração do smartphone.

Foto: Line 8 Photography

Além da Samsung Galaxy, a NYLON House foi patrocinada por Toyota, Cheetos, Mugler, Got2b e SHEGLAM. Um espaço de destaque foi o divertido Cheeto-verso, que era parte instalação de arte, parte paisagem sonora e parte sala de degustação, completa com lanternas, Cheeto-tentáculos, fones de ouvido com cancelamento de ruído tocando “Beyond Hot Anthem” do rapper MIMS, e amostras do novo Cheetos sabor Flamin’ Hot Tangy Chili Fusion.

Foto: Line 8 Photography

Outro destaque colorido veio da SHEGLAM, com seu bar de beleza exclusivo que destacou o novo Sparkle Liquid Highlighter da marca, e ofereceu aos visitantes a ajuda de consultores de beleza pessoal.

Ativação ‘Knowhere’ dos Guardiões da Galáxia

A Marvel Studios, em sua primeira ativação do Coachella, convidou os viajantes para Knowhere, a base dos Guardiões da Galáxia. O espaço imersivo, aberto ao público, foi para o lado da estrada que os participantes pegam para o festival, apresentando divertidas photo ops, programação musical e brindes exclusivos voltados para os Guardiões da Galáxia Vol. 3, que chega aos cinemas no dia 5 de maio.

Foto: IHEARTCOMIX

No exterior, recriações em tamanho real dos trajes espaciais coloridos do filme saudaram os convidados.

Foto: IHEARTCOMIX

Dentro estavam elementos de design do universo do filme e muitos Easter eggs, além de produtos gratuitos para festivais e uma cabine fotográfica estilo vintage. 

Foto: IHEARTCOMIX

Além da ativação física, as pessoas que saíam para o deserto podiam sintonizar a Rádio K-GOTG, uma estação temática dos Guardiões com músicas dos três filmes, além de comentários do comediante Greg Barris.

Aperol Spritz Piazza 

Aperol, o emblemático aperitivo italiano, reuniu pela primeira vez os fãs de música para criar memórias inesquecíveis no Coachella Valley Music and Arts Festival

Foto: Lexus Gallegos

A marca apresentou um evento dentro do evento, com o Aperol Spritz Piazza, um lugar de encontro como as icônicas piazzas que podem ser encontradas em toda a Itália, que recebeu milhares de pessoas nesta temporada do festival para se conectar com o amor da marca pela música e pela união.

Foto: Lexus Gallegos

A ativação incluiu um bonde da Aperol projetado para lembrar um bonde italiano moderno, além de um quiosque onde os hóspedes podiam jogar jogos de trivia digital ou criar uma experiência de RA personalizada. 

Foto: Lexus Gallegos

Havia também uma cúpula fotográfica interativa de grandes dimensões com uma máquina fotográfica em câmera lenta, além de uma instalação de raio de sol feita a partir de um espelho laranja brilhante e uma iluminação LED de neon.

American Express

A American Express mais uma vez promoveu uma ativação no Coachella. O espaço deste ano foi inspirado nos anos 2000, tendo como foco o amor da Geração Z pelas experiências cheias de “newstagia“. 

Foto: Divulgação/American Express

A área ficou completa com um empório de câmera vintage e um estúdio fotográfico. Em uma parceria com a empresa de impressão ecológica de fotos Paper Shoot, os frequentadores do festival podiam alugar ou comprar uma câmera vintage na AmEx Experience. Os titulares de cartões também podiam imprimir suas fotos em totens de edição limitada no Coachella.

O tema anos 2000 também inspirou uma área divertida com mensagens antigas de escola.

Foto: Divulgação/American Express

A experiência também funcionou como a loja oficial da BLACKPINK

Foto: Divulgação/American Express

Os titulares do cartão American Express tinham sua própria fila rápida para obter acesso ao local e também ganharam um presente de cortesia ao fazerem uma compra com seu cartão AmEx.

818 Tequila com Posto de Gasolina no Deserto

Além de ser a tequila oficial do Festival REVOLVE, a 818 Tequila apresentou o Posto Avançado 818 em 14 de abril. O pop-up de frente para o público, inspirado em postos de gasolina, atraiu mais de 2.000 consumidores ao longo do dia, que levaram para casa artigos essenciais gratuitos do festival de marcas como Kylie Cosmetics, Revolve, Tower 28, Emi Jay, Vacation, Lemme, Pressed and Path, 8 Other Reason, e Liquid IV. 

Foto: Nick Wiesner

Uma loja-cápsula da 818 também estava no local.

Foto: Nick Wiesner

A ativação também contou com foto ops com o rótulo de 818 Tequila e outros elementos inspirados no deserto. 

Miragem do Deserto da Lucky Brand

A Lucky Brand ofereceu seu pop-up anual de um dia na Fazenda Laguna Seca no dia 15 de abril. 

Foto: BFA

O espaço apresentou ativações interativas incluindo uma suíte vestiário, um salão para artistas, uma estação de beleza da Upkeep com hidratação facial e terapia de luz vermelha, e mais de parceiros como Uncle Fluffy e La Croix. 

Foto: BFA

O dia terminou com uma apresentação ao vivo de GAYLE.

Ativação da Neutrogena

Este ano, Neutrogena fez sua estréia como patrocinador oficial da pele e dos cuidados com o sol no Coachella. A marca instalou dispensadores de protetores solares em todo o terreno do festival, distribuindo mais de 5 litros de protetor solar no primeiro fim de semana para fornecer aos participantes do festival um acesso prático à proteção solar. 

Foto: Francis Specker/AP Images

A marca também criou uma ativação memorável no local, por meio de uma experiência sensorial, científica, com a primeira experiência que destacou as fórmulas científicas da marca Neutrogena.

Foto: Francis Specker/AP Images

A ativação contou com três áreas: a Barreira Dinâmica (para experimentar a primeira linha de defesa da pele contra agressores internos e externos), o Nível de Atividade Celular (para experimentar as correntes elétricas e a energia natural da pele) e o Núcleo Interno (para aumentar os sinais vitais da pele com o conjunto de produtos da Neutrogena). Cada detalhe, posicionamento do produto e mensagem da marca foi criado para mostrar como os produtos Neutrogena protegem contra o ambiente desértico do Coachella.

A ativação também destacou a colaboração da Neutrogena com o Spotify para criar uma playlist de preparação do festival com a presença de Chloe e Halle Bailey, embaixadoras da marca global Neutrogena.

Levi’s Neon Carnival

O Neon Carnival, uma festa aguardada com altas expectativas, retornou ao Desert International Horse Park para seu 12º ano no dia 15 de abril. O evento patrocinado pela marca Levi’s apresentou sua famosa roda gigante de neon, juntamente com jogos e set lists dos DJs Ruckus, Kayper e Mel Debarge. 

Foto: Al Powers

A festa exclusiva contou com participantes como Leonardo Di Caprio, Camila Cabello, Lil Nas X, e Janelle Monae.

Don Julio

Pelo sétimo ano consecutivo, a Tequila Don Julio, copatrocinadora do Neon Carnival, transportou convidados para o México com sua área Tierra de Don Julio iluminada por luzes de néon. 

Foto: Al Powers

Coquetéis artesanais foram servidos em um bar de degustação dedicado ao mais novo produto de luxo de Tequila Don Julio, a Tequila Don Julio Rosado.

Smirnoff com espaço de néon

Foto: NVE Experience Agency

A ativação do Smirnoff no Neon Carnival foi um espaço colorido e revestido de neon que celebrou os produtos Smirnoff ICE da marca.

*Com informações do BizBash