Já imaginou fazer uma grande viagem sem sequer ter um roteiro ou plano? É impossível, né? Mesmo assim, na área corporativa, devido à falta de cultura de planejamento de comunicação, ainda se pensa que é possível obter resultados sem um trabalho estruturado.
Sabemos muito bem que, antes do plano de comunicação interna, precisamos realizar um diagnóstico de comunicação, não somente baseado em auditoria de canais, mas em um olhar para a liderança e cultura organizacional (link para consultoria da Supera).
O diagnóstico nos gera uma riqueza imensa de dados, mas, de nada basta, se não houver um trabalho de gestão para que a estratégia seja colocada em prática pelas equipes e gestores.
Por-isso, cada vez mais se faz necessário pensar no tripé Pessoas (cultura), processos e estratégia. Sabe por quais razões?
- Não adianta desenvolver uma estratégia de forma unilateral, sem envolver a equipe que irá gerenciá-la, pois não haverá engajamento nem senso de pertencimento;
- A estratégia isolada, sem se tornar tangível e clara por meio de fluxos e processos estruturados se tornará confusa e de difícil implementação;
- Desconsiderar as pessoas na hora de definir processos inviabiliza a melhor estratégia.
Para desenvolver um maior grau de efetividade no que é planejado, então, é preciso estruturar fluxos e processos de comunicação.
Os fluxos de comunicação consistem na representação de um processo, o que, muitas vezes é feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Ou seja, representação dos passos necessários para a execução de um processo corporativo.
Também é importante termos processos de comunicação no cotidiano da equipe, pois eles são sequências de atividades e tarefas ordenadas com o objetivo de se chegar a um resultado esperado (objetivo de comunicação alinhado ao objetivo de negócio).
Trouxemos alguns exemplos de processos de comunicação que sua empresa precisa ter:
- Relacionamento com áreas-chave;
- Gestão do conteúdo;
- Posicionamento diante de temas estratégicos.
E como parte desses processos, podemos ter:
- Fluxo para aplicação de um briefing para cliente interno;
- Fluxo de publicação de conteúdo nos canais internos;
- Fluxo de posicionamento proativo na imprensa.
Viu como tudo fica mais próximo e gerenciável quando o estratégico (processo) é ‘transformado’ em um fluxo de trabalho para o cotidiano da equipe?
Os processos ajudarão sua comunicação interna a ter um norte, evitando crises e falhas na gestão. E esses mesmos processos se tornam mais ‘tangíveis’ quando são representados graficamente de forma simplificadas em fluxogramas ou mapas mentais.
Sua empresa já tem processos e fluxos de comunicação interna?