Entre as diversas datas comemorativas do comércio, o Dia do Consumidor se tornou uma das principais para os lojistas e é considerada por muitos como uma “pré-Black Friday”.
Em 2022, o faturamento na data foi de R$ 722 milhões, com crescimento de 22% em relação a 2021, de acordo com pesquisa da empresa de marketing digital Allin/Social Miner. Para este ano, as expectativas estão altas: 45% dos consumidores têm intenção de realizar compras, segundo levantamento in-app da Shopee.
1. Aplique cupons de desconto
De acordo com um levantamento da Octadesk em parceria com a Opinion Box, 61% dos consumidores brasileiros têm comprado mais em lojas online do que em lojas físicas. Desse último grupo, 55% afirmam que os cupons de desconto oferecidos pelo comércio eletrônico influenciam a decisão de compra.
“Para os consumidores, os cupons são uma forma prática e fácil de economizar dinheiro com um item que desejam. Por isso, a implementação dessa estratégia costuma ser muito atraente e assertiva. Para os negócios, utilizando códigos exclusivos para cada cupom, é possível enxergar o número de conversões, quais foram os canais de divulgação mais eficientes e, assim, ajustar a estratégia para futuras datas”, diz Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, empresa de soluções para e-commerce.
2. Invista em campanhas de marketing
O investimento em campanhas de marketing sazonais é um caminho muito percorrido por empresas varejistas, e com grande potencial de trazer benefícios. “Datas como o dia do consumidor são uma oportunidade para que marcas possam se conectar com o seu público-alvo de forma mais direta e aumentar o engajamento. Além disso, essas campanhas podem gerar um aumento significativo nas vendas e na visibilidade da marca no longo prazo”, aponta Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.
No entanto, é importante que as empresas planejem essas campanhas de forma cuidadosa e estratégica, considerando o perfil do seu público-alvo e as particularidades de cada data promocional. Investir em campanhas sazonais sem um planejamento adequado pode levar a resultados insatisfatórios e desperdício de recursos financeiros.
3. Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais já se tornaram uma etapa fundamental na jornada de compra dos consumidores, que as utilizam para avaliar a loja e o produto antes da decisão final. Por isso, é importante manter-se ativo nos canais do seu negócio para gerar engajamento, pois esse pode ser o condutor da conversão e do aumento nas vendas.
“Publicar vídeos e fotos, fazer lives e contagens regressivas de lançamentos despertam a curiosidade do consumidor e criam um vínculo com o cliente. Fale dos seus produtos, os diferenciais, tecnologias e benefícios. Se possível, traga exemplos e depoimentos de clientes reais. Isso dá ao usuário material para pesquisa e pode sanar possíveis dúvidas”, sugere Bruna Havresko, CEO e fundadora da Modab, e-commerce de moda feminina criado por uma mulher para todas as mulheres.
4. Mantenha a atenção na experiência do cliente
O foco na experiência do cliente é uma das grandes tendências para o varejo nos próximos anos, e foi reforçada na NRF 2023, a maior feira do setor, realizada em Nova Iorque. De acordo com uma pesquisa da New Voice Media, 58% dos consumidores não voltam a comprar de empresas onde tiveram uma má experiência, ressaltando o dever das marcas em se aprimorar no atendimento e logística, criando boas memórias na mente de seus clientes.
Em datas promocionais, como é o caso do Dia do Consumidor, em que as pessoas estão mais dispostas a comprar, Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), ressalta que oferecer essas experiências pode ser crucial.
“É importante que as lojas analisem períodos anteriores e se programem para atender uma maior demanda, podendo ser necessário o investimento na contratação de mais funcionários, ou o oferecimento de mais opções de entrega de produtos, aplicando estratégias omnichannel e mantendo a excelência no atendimento”, aponta o CEO.
5. Garanta um experiência de compra rápida e intuitiva
O consumidor tem sua atenção disputada diariamente por milhares de empresas ao mesmo tempo. Por isso, a busca pelo produto ideal precisa ser assertiva e rápida para que o consumidor não migre de loja em apenas um clique. Uma opção é investir em ferramentas de automação que ajudam na tomada de decisão e que atendem seus pedidos de busca em milissegundos, como um sistemas otimizados de busca e recomendação.
“O negócio que proporcionar a melhor experiência de compra estará na frente da concorrência. O consumidor de hoje gosta de comprar online, mas busca fazer isso de forma facilitada e prática. Esse diferencial tem ainda mais peso nas datas sazonais, em que os estímulos são muitos e chegam por todos os lugares. São momentos estratégicos para o varejo virtual, não apenas para aumentar as vendas, mas também para fidelizar novos clientes”, aponta Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint, o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, empresa pertencente ao grupo Magazine Luiza.
6. Adote ferramentas de recuperação de boletos
Os clientes possuem perfis de consumo diferentes e nem todos usam cartão ou Pix, por mais atípico que pareça. Os boletos seguem em alta e atendem um público desbancarizado, com a vantagem de não precisar preencher cadastros para emitir o documento de cobrança. Assim, os e-commerces precisam abranger os diferentes públicos e ter soluções que aprimorem suas ferramentas.
Um exemplo é a recuperação de boletos, criada pela we digi e que atende a dor do lojista que não recebeu o pagamento do cliente. “Ela automatiza esse processo, com emissão de alertas para o consumidor sobre os prazos de vencimento do boleto, seja por SMS ou WhatsApp, e aumenta em até 20% a conversão de vendas”, Felipe Trudes, sócio fundador da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerce.
7. Invista em novas soluções, como pagamento por recorrência
Aos poucos, o mercado está se normalizando dentro da realidade econômica do pós-pandemia. Muitos brasileiros passaram por desemprego, corte de custos, replanejamento financeiro, entre outras situações. É muito importante que os negócios entendam cada vez mais as necessidades de cada cliente, principalmente daqueles com os orçamentos mais apertados, e invistam em soluções de pagamentos inovadoras para melhor atendê-los. Nesse caso, o pagamento por recorrência pode ser uma ótima opção.
“Com essa solução, é possível que os estabelecimentos que oferecem serviços periódicos ou recebem mensalidades façam cobranças recorrentes no cartão de crédito. As parcelas são lançadas mês a mês, permitindo que pagamentos e compras de valor alto sejam realizados dentro da realidade do consumidor, com garantia para o vendedor ou prestador de serviços. Além disso, oferece menos risco de inadimplência, pois não compromete o limite do cartão de crédito do consumidor nos meses à frente, nem exige que ele tenha o valor total do produto ou serviço disponível em crédito”, explica Marcus Linhares, CEO da Bipp, plataforma que oferece serviços de pagamento digitais para pequenas e médias empresas.
8. Inclua serviços financeiros incorporados para aumentar o alcance das vendas
Os últimos anos trouxeram a oportunidade dos negócios tradicionais investirem em ofertas de serviços financeiros para seus consumidores, visando melhorar a receita e otimizar os processos para fidelização de um cliente. Esses serviços financeiros embarcados são opções de transações digitais inseridas em aplicativos que não são, originalmente, voltados para transações financeiras.
“Podemos ter como exemplo a Wallet da Starbucks, que hoje opera com mais dinheiro depositado do que muitos bancos comerciais nos Estados Unidos. É um banco que também vende café porque essa experiência faz sentido para o seu cliente dentro de toda a jornada de consumo. Essa é uma grande vantagem para o varejo”, explica Sérgio Irigoyen, cofundador e CEO da tech-fin Slice, plataforma que desenvolve o sistema operacional do dinheiro e é finalista da competição de startups do South Summit Brazil 2023. Para isso, o CEO reforça que o varejo necessita embarcar serviços financeiros customizados e, assim, gerar novas linhas de receita que façam sentido nos modelos de negócio das empresas que querem personalizar a relação com seus consumidores.
9. Adote sistemas personalizados de logística e distribuição
A logística eficiente é determinante para o sucesso das operações, especialmente em datas sazonais, com alta demanda de entregas. Uma pesquisa realizada pela Dito CRM e o Opinion Box revelou que 54% dos consumidores já desistiram de fazer compras online devido ao longo prazo de entrega dos produtos. Para evitar esses problemas, os players devem adotar estratégias personalizadas, por meio de sistemas tecnológicos de gestão e distribuição de produtos.
“A utilização de ferramentas personalizadas e de alta tecnologia, voltadas a esse aspecto do negócio, otimizam o tempo de entregas e distribuição de produtos. Elas são capazes de calcular melhor as rotas e reduzir custos, por exemplo. Por meio delas, as empresas conseguem evitar problemas de desistências de compras, gerados pelos prazos longos de entregas” explica Fernando Sartori, CEO da Uello, especializada em logística urbana, que realiza mais de sete mil entregas por dia, para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Polishop, Dengo e Mobly.