Produtos

Barilla inaugura horta no Instituto Chefs Especiais

Aconteceu no dia quatro de abril a inauguração do novo projeto da Barilla, líder mundial na fabricação de massas, que promove oficinas de educação alimentar em horta implantada no Instituto Chefs Especiais.

Aconteceu no dia quatro de abril a inauguração do novo projeto da Barilla, líder mundial na fabricação de massas, que promove oficinas de educação alimentar em horta implantada no Instituto Chefs Especiais. Trata-se de uma causa social para promover a inclusão e a socialização de pessoas com Síndrome de Down por meio da gastronomia, atendendo 300 alunos gratuitamente a cada ano.

A horta conta com a parceria do Pé de Feijão, projeto social que atua na agricultura urbana. O objetivo dessa ação é transformar a horta em um espaço de educação alimentar, oferecendo oficinas de gastronomia e dicas de cultivo, tendo todo mês um tema diferente para ser discutido nesse ambiente.

A horta será utilizada tanto pelas pessoas atendidas nos Chefs Especiais, quanto para a comunidade em geral, contribuindo para um ambiente pautado pela diversidade. Além das oficinas, todo o dinheiro do plantio será revertido para as famílias dos Chefs Especiais.

O evento de inauguração teve a presença do Jean Pierre Conte (presidente Américas) e Thalita Erickson (diretora-jurídico Américas) e ex-Diretora Global de Diversidade e Inclusão, que entre 2013 e 2016 liderou a implementação de um programa extensivo de diversidade e inclusão.

A ação também está sustentada pelos conceitos-chave principais da Barilla: "Good for you. Good for the planet" que propaga o consumo consciente e sustentável, valorizando os recursos naturais e "Good for the Communities" que atua em causas de interesse de toda a comunidade, como a Diversidade e a Inclusão e ainda questões de combate à pobreza e fome no mundo, entre outras.

"Em todos os países onde estamos presentes, trabalhamos para promover a diversidade, inclusão, consumo consciente e sustentável como valores que compactuamos nos aspectos pessoal e corporativo. Acreditamos que esse é o melhor caminho para uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa às diferenças", declara Fabiana Araújo, gerente de Marketing da Barilla.

"A parceria com uma marca consagrada como a Barilla fortalece, cada vez mais, o trabalho que o Instituto realiza há 12 anos. Chefs Especiais preza o diferente em todos os seus sentidos e ter uma horta orgânica, tratada com compostagem produzida no próprio local e poder fazer com que os nossos participantes atuem diretamente com essa realidade é gratificante, sem contar que um grupo está sendo preparado para multiplicar conhecimentos aos colegas, além de aprenderem a gerar renda para suas casas", destaca Simone Lozano, fundadora e Presidente da Instituição Chefs Especiais.

Segundo Luisa Haddad, Head do Pé de Feijão, "O processo de plantio permite às pessoas se reconectarem, entendendo melhor o tempo e trabalho investidos até o alimento chegar na nossa mesa. Uma alimentação saudável está intimamente ligada ao conhecimento do que de fato estamos comendo. E ampliando isso, comer bem se torna mais fácil, com inúmeras possibilidades", comenta.

A marca já havia trabalhado no ano passado com o Instituto na ação Pasta do Bem que consistia em doar R$1,00 de cada produto da linha Grano Duro, comercializado nas lojas participantes, para os Chef Especiais.