Produtos

Black Friday no Brasil e nos EUA: Conheças as principais diferenças

Data mais importante do e-commerce e do varejo brasileiro acontece nesta sexta-feira (23/11).

Data mais importante do e-commerce e do varejo brasileiro acontece nesta sexta-feira (23/11).

Apesar de já ser considerada a data mais importante do comércio eletrônico do Brasil, a Black Friday ainda é vista com certa desconfiança por uma parte dos consumidores.

Muito disso, segundo economistas, se deve ao fato de a data ainda não ser totalmente madura e consolidada como nos EUA, por exemplo. Mas, afinal de contas, o que ainda torna a Black Friday dos EUA diferente da que ocorre no Brasil?

Black Friday nos EUA

Criada nos Estados Unidos, em 2001, como uma ideia do varejo para atrair clientes após o dia de Ação de Graças, maior feriado norte-americano, no qual o movimento das lojas costumava cair de forma significativa, a Black Friday não demorou para se tornar o principal dia de vendas do varejo dos EUA.

Justamente por ter nascido nos EUA, especialistas acreditam que a Black Friday é, inclusive, um traço cultural daquele país, e que por isso pode ser considerada uma sazonalidade madura e consolidada, diferente do que acontece no Brasil, onde a Black Friday é mais jovem e ainda está neste processo.

“Outro ponto importante é o fato da Black Friday dos EUA ter nascido em lojas físicas, até porque naquela época ainda não havia e-commerce. As pessoas usavam a data, inclusive, para antecipar compras de Natal.”, diz Rafael Lourenço, vice-presidente da ClearSale EUA.

Ainda hoje, os consumidores norte-americanos encontram muitos descontos em lojas físicas, enquanto as maiores promoções da Black Friday brasileira estão concentradas no varejo eletrônico.

Vale lembrar que as compras da Black Friday no Brasil costumam ser mais pessoais, e não para presentear outras pessoas, o que é uma característica forte das compras de Natal.

Black Friday no Brasil

A Black Friday chegou ao Brasil em 2010, com participação de algumas lojas do comércio eletrônico, para depois ganhar o interesse de praticamente todo o e-commerce. Nos últimos anos, inclusive, já foi possível ver muitas lojas físicas aderindo à data especial.

Além de ser relativamente nova, a Black Friday do Brasil tem de lutar ano a ano contra a desconfiança do consumidor, que por diversas vezes viu lojistas errarem na estratégia ao oferecer descontos irrelevantes, e, em alguns casos, até enganosos.

Dados mostram que 38% das pessoas que optam por não comprar tomam essa decisão por não acreditar no desconto oferecido, enquanto 40% das pessoas têm medo de fraudes on-line.

Portanto, se você é varejista, deixar claro para o cliente que sua loja é confiável e segura é fundamental.

Cenário promissor

Vale ressaltar, no entanto, que este cenário de desconfiança já é bem menor do que anos anteriores. Hoje, a Black Friday representa uma data de grande interesse para o varejo, com descontos reais e ótimas oportunidades para o consumidor final.

Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), na Black Friday do Brasil, em 2018, são esperados R$ 2,87 bilhões em vendas, divididas em 8,8 milhões de pedidos. Ainda de acordo com projeções da associação, o tíquete médio deve ficar em cerca R$ 326.