O consumidor brasileiro – e do mundo – está cada vez mais atento quando a questão é a alimentação. Pesquisas apontam o Brasil como 4° colocado no ranking global de alimentação saudável e, olhando além, 22% da população brasileira opta por comprar alimentos naturais e sem conservantes, independente do preço (Euromonitor).
Orientado por uma visão estratégica e pioneira, no dia 17/09 o Burger King anunciou uma novidade com potencial de mudar para sempre o mercado de fast-food no Brasil: o Whopper, agora livre de conservantes de origem artificial na composição.
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A jornada de adequação do sanduíche mais famoso do BK se deu a partir de 2 anos de intensas pesquisas. O processo para tornar essa iniciativa real inclui grandes transformações na cadeia produtiva, que impactam todos os fornecedores, logística e até o tempo de validade dos produtos – em um passo inédito no mercado de fast-food nacional.
Atualmente, 70% do cardápio do BK já é livre de ingredientes de origem artificial. A expectativa é de que, até o final de 2021, 100% do portfólio seja feito somente a partir de fontes naturais.
A partir do lançamento, o Burger King provoca toda a indústria a repensar sua forma de ofertar os produtos desse mercado, afinal, para o BK, fast-food não é sinônimo de trash-food.
“A iniciativa de trazer um hambúrguer livre de conservantes de origem artificial para o Brasil mostra o pioneirismo do Burger King e a preocupação em promover uma transformação pertinente para toda sociedade. Como em todo processo de inovação nos deparamos com desafios de alta complexidade, mas se por um lado tomou tempo e esforço, por outro sabemos que o caminho estará aberto para que outras empresas se juntem a nós nessa mudança em prol de um bem maior.”, explica Ariel Grunkraut, vice-presidente de Marketing e Vendas do Burger King no Brasil.
As empresas parceiras do Burger King, responsáveis pelos insumos que dão origem ao Whopper, também se empenharam para tornar a transformação possível: “Para a Aryzta, concretizar o projeto de oferecer um pão formulado apenas com conservadores naturais, nos enche de orgulho ao entregar valor àquele que é o ator mais importante dos nossos negócios: o consumidor”, ressalta Renata Del Claro, Head de Marketing e Inovação da Aryzta.
“Para nós da Heinz é motivo de muito orgulho estar ao lado do Burger King neste passo tão importante do fast-food brasileiro. O Ketchup Heinz contém apenas 6 ingredientes 100% naturais e só, e isso reforça nossa transparência e preocupação com qualidade e processos na receita que torna o Ketchup Heinz o nº 1 do mundo.” afirma Fernando Rosa, VP Comercial da Kraft Heinz Company.
Campanha
Para anunciar a chegada do Whopper livre de conservantes de origem artificial, o BK lança no Brasil a campanha “Moldy Whopper” ou “Whopper Mofado” que ganhou destaque nos Estados Unidos e no mundo ao retratar a imagem de um sanduíche que, com o avanço do tempo, entra em decomposição.
O filme foi idealizado pelas agências Ingo, David Miami e Publicis, e, hoje, se transforma em um grande ativo para disseminar o anúncio dessa novidade no Brasil.
O objetivo é mostrar para os consumidores um alimento que é passível de deterioração natural, consequência da ação de microrganismos presentes em todos os alimentos reais e que não contam com conservantes de origem artificial em sua formulação. O filme foi adaptado pela David São Paulo e utiliza a música “Tudo Passará” de Nelson Ned, recriada para ter a mesma sonoridade nostálgica da versão original.
O Burger King também lançou hoje um manifesto, que será divulgado no universo digital e na mídia impressa, contando sobre a iniciativa de retirar conservantes de origem artificial de Whopper.
O conteúdo endereça as principais mensagens dessa inovação, como um convite para que toda a indústria repense os produtos que leva ao consumidor e também mostra toda a mudança que já vem sendo feita pela companhia para oferecer produtos cada vez mais naturais e ressalta números impressionantes: a retirada de 277 toneladas de conservantes de origem artificial do Brasil – o equivalente a quase 18 caminhões por ano.
Confira o filme da campanha:
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