Coca-Cola e Pepsi, duas empresas que, tradicionalmente, sempre fabricaram produtos não alcoólicos, principalmente refrigerantes, estão apostando cada vez mais em drinks alcoólicos dentro de seus portfólios.
No Brasil, a Coca-Cola já tinha lançado a Schweppes Gin Tônica no final de 2019 e a hard seltzer Topo Chico, no final de 2020.
A marca mexicana, famosa por uma água com gás muito usada em drinques, havia sido comprada pela multinacional ainda em 2017, e logo começou a estampar as hard seltzer, um mercado que movimentou bilhões de dólares nos últimos anos nos EUA.
Com-o sucesso desses lançamentos da rival, a Pepsi resolveu seguir a tendência de apostar nos drinques alcoólicos.
A PepsiCo e a Boston Beer Co. estão colaborando na Hard Mtn Dew, que tem 5% de álcool em volume e vem no sabor normal de Mtn Dew, além dos sabores cereja preta e melancia, anunciaram as empresas no final do ano passado.
A bebida, programada para chegar às prateleiras no início deste ano, continua a tendência de balançar a categoria de bebidas com novos lançamentos.
Mas a Hard Mtn Dew representa a jogada mais ousada até agora ao utilizar uma marca há muito associada a refrigerantes e consumidores de todas as idades – para produzir uma bebida com teor alcoólico mais elevado do que a cerveja pilsen padrão.
Com a Fresca Mixed, a Constellation está tentando aproveitar uma fatia do crescente interesse nas chamadas bebidas alternativas adultas, um segmento de US$ 8 bilhões que inclui coquetéis prontos para beber.
Está previsto que a categoria tenha um crescimento de 15% a 17% nos próximos três anos “com marcas de consumo confiáveis que comandam uma fatia significativa do mercado”, de acordo com a pesquisa de mercado da Corona Constellation Brands.
Dan White, diretor de novos fluxos de receita para a Unidade Operacional Coca-Cola América do Norte acrescentou: “Nosso novo relacionamento com a Constellation Brands é ideal devido a sua abordagem focada no consumidor para a construção de marcas, rede de distribuição expansiva e experiência em distribuição de destilados”.
Os novos lançamentos seguem a tendência dos fabricantes de refrigerantes e bebidas de utilizar nomes de marcas conhecidas para novos produtos destinados a capitalizar a crescente sede do consumidor por opções além das tradicionais cervejas e bebidas alcoólicas.