Por Eduardo Meyer, Diretor Comercial da Avacy
O varejo é um mercado bastante complexo. Com a “concorrência” do universo online, as lojas físicas precisam cada vez mais se atualizarem para garantir sua presença. Antes, o que muitas vezes era decidido pelo know-how e pelo feeling dos tomadores de decisões, hoje é pautado pelo uso de dados, conhecimento de estratégias de mercado, mas também pela experiência de quem trabalha no setor há muito tempo.
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De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), para 2022 há uma expectativa de crescimento médio de 2,6% na produção de calçados, totalizando 879 milhões de pares, 22 milhões a mais do que em 2021. É um setor que deve operar em crescimento, mas minimizar as chances de erros, deve otimizar ainda mais os ganhos dos empreendedores.
Para isso, nem é preciso tanta tecnologia assim. Claro que existem ferramentas que facilitam, e muito, esta tarefa, mas se tiver organização, já é meio caminho andado e as chances de cometer um erro que cause prejuízo e produtos encalhados no estoque, são menores.
A partir deste planejamento, também é possível mapear quais as marcas que não podem faltar, que são o seu carro-chefe, digamos. Ou quantos porcentos você poderia comprar a mais para conseguir melhores descontos, sem o perigo de ficar sem itens para oferecer aos clientes. É importante ainda que o setor financeiro esteja presente nesse planejamento, afinal, você também não quer gastar mais do que pode.
Uma outra possibilidade, é pesquisar bastante sobre as tendências de moda e ficar ligado no que as pessoas estão usando na sua cidade. Uma dica seria seguir os perfis nas redes sociais de influenciadores da mesma região pois neles poderão ser encontradas as últimas referências de moda. Muitas vezes alguns modelos de produtos se tornam populares na região sem necessariamente ser uma tendência de grifes famosas.
Também recomendo que os lojistas explorem mais outros canais de vendas. A pandemia nos fez refletir bastante sobre isso e exigiu jogo de cintura. Embora todos os comércios já estejam funcionando normalmente, é preciso apostar na multicanalidade, investindo em diferentes pontos de vendas como loja física, e-commerce, marketplace, redes sociais, além de consultar revendedores diretos e em empresas atacadistas de confiança, que geralmente estão bastante a par das tendências e podem te guiar para um caminho mais seguro.