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Concessionárias realizam test-drive em domicílio e vendas on-line

Oficinas abertas, área de vendas fechadas. Essa é a condição de 80% das concessionárias no Brasil durante a quarentena.

Oficinas abertas, área de vendas fechadas. Essa é a condição de 80% das concessionárias no Brasil durante a quarentena. 

“A primeira orientação é comunicar que o atendimento permanece disponível nos canais digitais, que estão prontos para receber os clientes.”, diz Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.  A montadora alemã tem feito promoções via internet e desenvolve um serviço de delivery em que leva o carro higienizado até a casa do cliente para que seja feito o test-drive

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Essa solução também está sendo adotada pelas fabricantes BMW e Caoa Chery, apesar das restrições para concluir o negócio.

Schmidt explica que o fechamento de postos do Detran e de cartórios impede a realização do emplacamento, além de não haver como fazer a vistoria dos carros usados que entram nas negociações. Mas o desejo de trocar de carro permanece, apesar das incertezas econômicas. 

O portal Webmotors, do Banco Santander, manteve estável o índice de buscas por veículos durante o início da quarentena. Contudo, o número de propostas de compra caiu 35%, sinal de que os interessados estão adiando a compra.

“Na China, que já superou a pior fase da crise, a procura por carros cresceu e está retornando a patamares anteriores. Os tempos mudaram, tudo precisa ser adaptado ao novo cenário. É necessário que as empresas prestem atenção ao comportamento do consumidor, e quando o cenário voltar à normalidade, a imagem da marca será positiva.”, diz Eduardo Jurcevic, diretor-executivo da Webmotors.

O desafio de montadoras, concessionárias e lojas independentes é alimentar o interesse dos consumidores que estão em casa. É por isso que lançamentos e apresentações têm sido mantidos.

A Fiat divulgou os detalhes da nova picape Strada, que vai chegar ao mercado após o a quarentena. Agora só falta revelar os preços. Na Volkswagen, o inédito Nivus começa a ser exibido aos poucos para ser lançado em junho.

A Chevrolet fez a apresentação virtual do novo Tracker e já o oferece em seus canais digitais. O cliente pode configurar e reservar o carro diretamente no site da montadora.

A Renault, que lançou o novo Duster pouco antes da quarentena, oferece simulações de financiamento on-line com possibilidade de aprovação do crédito e previsão de entrega. Pelos prazos sugeridos no site da empresa, clientes que optarem pela modalidade devem retirar seus veículos cerca de 70 dias após fechar o negócio.

Essas soluções passarão por aprimoramentos e deverão ser mantidas pelas empresas, bem como a exibição do automóvel à distância. A opção vem sendo estimulada nas concessionárias da HMB (Hyundai Motor Brasil), que vende os modelos HB20 e Creta.

Os vendedores apresentam os carros em chamadas de vídeo agendadas. “A crise faz a gente se adaptar, e essa adaptação tem sido rápida.”, diz Jan Telecki, responsável pela área de Marketing da HMB.

A Peugeot aproveita o período para atualizar seus canais de venda. Os carros da marca estão disponíveis para compra on-line com pagamento a partir de julho e possibilidade de troco na troca.

Na Jeep, há planos de financiamento com prestações vencendo só no início de 2021. A empresa afirma que vai quitar as primeiras parcelas do carro, benefício cujos prazos variam de acordo com a entrada.

Planos desse tipo precisam do subsídio da montadora. O consumidor deve comparar taxas para saber se postergar pagamentos valerá a pena.