Produtos

Consumidores declinam em relação à Apple e Google

Uma nova pesquisa nos EUA sobre percepção de marca mostrou que gigantes, como Apple e Google, já não têm o respeito dos consumidores como antigamente.

Uma nova pesquisa nos EUA sobre percepção de marca mostrou que gigantes, como Apple e Google, já não têm o respeito dos consumidores como antigamente.

O “Reputation Quotient” de 2018, da The Harris Poll, mostra o nível da reputação de grandes marcas nos EUA entre seus consumidores. 25.880 pessoas foram entrevistadas para compor o ranking atual de marcas mais respeitadas.

A The Harris Poll mede desde 1999 o respeito pelas 100 principais marcas do ano vigente. São vinte critérios, divididos em seis categorias, como “Responsabilidade Social”, “Visão e liderança” e “Apelo emocional”.
 

A Apple, que já chegou a ficar na quinta posição entre as mais respeitadas em 2017, agora amarga o 29º lugar. Talvez a culpa seja dela mesma: a empresa admitiu que diminuía de propósito a velocidade de aparelhos antigos. Não pegou nada bem no quesito “confiança dos consumidores”.

O Google também caiu diversas posições e agora aparece na 28ª. A marca se envolveu em escândalos com o youtuber Logan Paul (muitos acharam que ela demorou a responder à grave questão).

2018

A Amazon figura no topo do ranking como a mais respeitada. Em segundo, vem a rede de mercados Wegmans. Nas posições seguintes aparecem a Tesla Motors, a rede de restaurantes Chick-fil-A e a The Walt Disney Company.