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Dia do Supermercado: O momento é de inovação

A visão do negócio, a preocupação em estar sempre atualizado com as novidades que surgem e que podem reverter em crescimento para o negócio são prerrogativas do varejista que quer fidelizar e encantar seu público-alvo.

A data celebra e confraterniza a união entre os supermercadistas e os parceiros industriais do supermercado.

O Dia Nacional dos Supermercados ou simplesmente Dia dos Supermercados é comemorado anualmente em 12 de novembro.

O supermercado é o lugar onde a maioria das pessoas faz suas compras, pois reúne todos os produtos necessários para o consumo, como carnes, legumes, peixes, cereais, pães e dezenas de outras coisas, incluindo objetos de decoração, roupas e eletrodomésticos, por exemplo.

Muitos supermercados das regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil costumam fazer promoções, descontos e campanhas especiais no Dia dos Supermercados, data que não é muito popular entre os clientes.

O Dia Nacional dos Supermercados é celebrado em 12 de novembro por causa da lei que regulamentou a profissão de supermercadista no Brasil.

Em 12 de novembro de 1968, o Decreto de Lei nº 7.208, oficializou a atividade profissional dos responsáveis pelos supermercados. Neste mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados – Abras.

O setor, que representa 5,4% do PIB nacional, faturou em 2017 R$ 353,2 bilhões de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo a instituição, já são 89 mil lojas pelo país, o que faz do varejo um dos setores que mais empregam no Brasil, com 1,8 milhão de empregos diretos nas unidades de atendimento.

O Momento é de Inovar

Inovação é a palavra de ordem do momento. Todos buscam novidades e facilidades que transformem o dia a dia, trazendo maior comodidade e conforto em meio à rotina intensa e a falta de tempo cotidiana. No varejo não é diferente.

Cada vez mais clientes procuram por inovação, seja na forma de atendimento ou em produtos diferenciados. Por isso, é necessário que o varejo esteja sempre atento e traga inovação para o setor.

As marcas passaram a criar produtos que estão mudando a forma de compra dos clientes, transformando o que era um diferencial em uma necessidade. Isso torna a inovação importante também para o mercado varejista, que deve oferecer produtos e serviços adequados ao desejo do consumidor.

Mas como inovar? Quais métodos, produtos e serviços podem ser disponibilizados para sua clientela de modo a fidelizá-la e encantá-la? Vamos ver algumas dicas.

– O impacto da inovação deve ser positivo sobre o consumidor e ao mesmo tempo deve estar conectado com a realidade do negócio. O mercado precisa funcionar de acordo com a expectativa e necessidade do cliente, proporcionando uma experiência nova e que muitas vezes ele nem imagina.

– O diferente e inovador nem sempre parte do produto, mas sim da forma como é ofertado ao cliente. Consumidores habituados com as facilidades dos meios digitais buscam na loja física a mesma facilidade de contato e exposição dos produtos, organização da loja e atendimento de uma equipe envolvente e com conhecimento.

– Esteja atento a novas tecnologias que podem melhorar tanto o funcionamento do mercado quanto o atendimento aos consumidores. A realidade virtual ou ampliada, por exemplo, está se espalhando e se tornando mais acessível às empresas, auxiliando o consumidor a experimentar uma nova forma de consumo.

– Novidades são sempre um bom atrativo. Por isso, esteja sempre informado sobre as tendências e novidades de consumo para, assim, adotar maneiras de se adequar e se antecipar às inovações.

– Sabe o que significa o termo Fisital? É a união do físico com o digital. As inovações em tecnologia devem conectar a loja física à digital, criando assim novas formas de contato dos consumidores com o comércio.

– Se o seu supermercado dispõe de ferramentas de interação com os clientes, certifique-se de que a utilização e manuseio sejam de fácil acesso e entendimento para os clientes. Isso os tornará mais engajados e fiéis à sua marca.

– Utilize a inovação a seu favor para coletar informações sobre sua clientela e conhecer seu público-alvo. Isso lhe proporcionará meios de oferecer ainda mais novidades e facilidades ao seu consumidor.

– Invista no capital humano. Uma equipe bem preparada, satisfeita e com conhecimento profundo do mix de produtos é fundamental para atrair o consumidor. Capacite sua equipe de funcionários e motive-os para encantar e fidelizar os clientes.

A visão do negócio, a preocupação em estar sempre atualizado com as novidades que surgem a todo o momento e que podem reverter em crescimento para o negócio são prerrogativas do varejista que quer fidelizar e encantar seu público-alvo.