Com a quantidade de dados disponíveis na Internet atualmente, está cada vez menos difícil prever o comportamento do consumidor e sugerir campanhas para geração de tráfego para o e-commerce.
O maior desafio tem sido justamente transformar essa visita ao site em uma venda concretizada no final de sua jornada.
Quando o usuário entra em uma loja virtual ele entra também na estatística do funil de conversão e diversos fatores passam influenciar na sua decisão de compra, como a usabilidade e performance da loja, confiança, preço, métodos de frete e pagamento, entre outros. Mas existe um ponto chave na jornada, que vem sendo determinante no momento crítico da compra: o engajamento. Sem conferir todas as informações necessárias de forma consistente e conquistar o consumidor, as chances diminuem.
O Trade Marketing utiliza ferramentas para apoiar a marca e o varejista no ponto de venda físico. É função dele entender o comportamento das pessoas dentro da loja e, assim, identificar a melhor forma de apresentar seus produtos e promover ações. No universo online tem o mesmo objetivo, porém tirando vantagem das inúmeras possibilidades do Marketing Digital para influenciar o shopper no momento da compra.
Por conta disso, é um modelo em expansão e com grande potencial de investimento. O Trade Marketing, por exemplo, possui investimento de quase US$ 500 bilhões, de acordo com o Boston Consulting Group. Já o Marketing Digital deve movimentar US$ 273 bilhões neste ano, segundo a eMarketer. Existe uma lacuna nesta intersecção sendo preenchida pelo Digital Trade Marketing, e companhias de grande porte como a Samsung, já vem se beneficiando do uso destas técnicas.
"Nós entendemos que o Digital Trade Marketing é uma colaboração ganha-ganha com os nossos clientes e que, portanto, como marca, nos cabe apoiar as vendas com os melhores materiais de marketing com o objetivo de promover melhores experiências com a marca, e consequentemente com a loja, aumentando o índice de conversão e de retorno.", afirma Jannos Artusi, Head of E-commerce Channel Telecom.
O Dia dos Pais é uma data importante para a categoria, que normalmente atinge um aumento de faturamento em 40% quando comparado ao um período normal, e dando continuidade a estratégia de Digital Trade Marketing, a multinacional apostou nesta iniciativa para aumentar a venda de smartphones durante o Dia dos Pais de 2018.
Os números positivos também foram frutos da parceria da Samsung com a ISEE, empresa pioneira em conteúdo para e-commerce, que através de tecnologia própria oferece uma gestão completa de conteúdo para venda, permitindo a produção, gestão de informações e distribuição destes conteúdos de produtos nos varejistas online, reduzindo assim a distância destes materiais e ponto de venda digital, para que fique apoiado por conteúdos consistentes e que engajem o consumidor.
Os smartphones Samsung ganharam uma comunicação especial da marca, os chamados E-contents, explorando os atributos e benefícios dos produtos em um espaço exclusivo da marca dentro da página de produto dos principais varejistas brasileiros.
"Através de uma gestão completa de conteúdo para venda, as informações dos produtos da Samsung são enriquecidas e transformadas em Conteúdo Especiais, ou E-content, e assumem uma missão fundamental no processo de venda online: fazer o papel do vendedor físico. Com isso, a marca controla a sua comunicação no ponto de venda e aumenta duas chances de converter" – Pedro Lage, CMO na ISEE.
A categoria de eletrônicos, é uma das que mais faturam no e-commerce. Em 2017, ela já foi o terceiro segmento em volume financeiro no comércio eletrônico nacional com 10% do total e deve aumentar ainda mais sua participação neste ano, de acordo com o relatório Webshoppers, da E-bit.