A FortBrasil, fintech de serviços e soluções financeiras especializada na administração de cartões Private Label co-branded, aponta algumas tendências para o varejo em 2022 segundo as movimentações do mercado.
A fintech considera que a tecnologia vai continuar ganhando espaço no varejo, principalmente com os processos de migração de marcas físicas para o digital com o crescimento excepcional do e-commerce nos anos recentes, em que grandes marcas precisam realizar grandes investimentos em omnicanalidade.
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“Muitas empresas estão em processo de migração e, para isso, precisam se comprometer com a digitalização dos seus serviços, promovendo um e-commerce de qualidade e seguro para os seus clientes. Hoje, os consumidores buscam soluções completas para as suas necessidades, por isso é tão importante garantir a conectividade dos serviços”, revela José Pires Neto, cofundador da FortBrasil.
De acordo com dados de um levantamento feito pela Neotrust, empresa focada em segurança e monitoramento on-line, foram efetuadas mais de 353 milhões de entregas de compras on-line no decorrer do ano passado no Brasil, um crescimento de 16,9% em comparação a 2020.
“Isso ilustra as mudanças nos hábitos dos consumidores que passaram a se deslocar para o comércio eletrônico. Esse movimento incentiva as grandes marcas a evoluírem em seus processos internos”, destaca Neto.
Dessa forma, ao mesmo tempo em que o e-commerce ganha força, a omnicanalidade se torna um destaque.
A integração entre o mundo físico e o on-line é o que está em pauta atualmente, e garante para o público uma experiência completa, com a integração de todos os canais de contato para oferecer uma jornada de compra satisfatória.
Assim, com a mudanças associadas ao digital, novas tendências de compras permanecem ganhando espaço, como no caso do Live Commerce e do Social Commerce, ambos novos modelos de compra e venda baseados na interação direta com o cliente, o que confirma a necessidade de um contato diferenciado entre marca e consumidor.
O PIX, meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, assim como o contactless, meio de pagamento por aproximação, também continuam como uma forte tendência no mercado.
“Cada vez mais os clientes querem opções para pagar no físico e on-line, com opções que ajudem a melhorar a experiência e conversão de vendas. No presencial, o contactless tem aumentado muito a penetração sobre vendas totais e o PIX tem ficado cada vez mais popular e importante como meio de pagamento, o que nos dá novos parâmetros para serem desenvolvidos em 2022”, completa José Pires Neto.
Expansão de tendências de consumo
Dá para analisar as principais tendências direcionadas ao mundo digital, enquanto o mercado promove a integração com o comércio físico, o que aumenta as oportunidades de experiência para o cliente.
“Focar no customer experience é essencial para o sucesso de uma empresa e em 2022 o ritmo deve aumentar ainda mais. Assim, é fundamental desenvolver mecanismos que favoreçam o processo de compras no varejo”, declara o cofundador da FortBrasil, reforçando que outra tendência deve ser o aumento do consumo consciente.
Aliado a isso, recursos como a coleta de dados via Inteligência Artificial e softwares CRM (Customer Relationship Management), permanecem em alta, pois esses processos permitem uma experiência de compra personalizada conforme as necessidades do cliente.
Outro fator relevante em relação ao avanço do consumo digital e das tendências para 2022 é segurança na hora da compra, do mesmo modo que no crescimento do mercado de crédito.
Com a intenção de proteger o consumidor, empresas financeiras continuam inovando na oferta de produtos que garantem agilidade e segurança, como o cartão de crédito virtual, que permite maior segurança para as compras on-line.
“Essa função tem diminuído fraudes e gerado mais confiança para o consumidor na internet, além de permitir o financiamento da compra, com isso, e-commerce e loja física atendem e convertem clientes por meio do crédito”, conclui Neto.
Em 2021, a FortBrasil fechou o ano com um percentual de crescimento de aproximadamente 43% na quantidade de cartões emitidos, em comparação a 2020.
Os dados coletados, podem ser um reflexo das mudanças no comportamento do consumidor que mudaram para o ambiente digital ao longo dos últimos anos.