A marca de bebidas Gatorade criou um adesivo que diz ao usuário se ele está se mantendo devidamente hidratado.
Desenvolvido por uma startup chamada Epicore Biosystems, o Gx Sweat Patch foi projetado para ser colocado na parte interna do braço esquerdo de um atleta durante o treino.
As últimas novidades do varejo. Confira aqui.
Leia também: Promo da Gatorade promove experiências com o FC Barcelona.
Um app faz o monitoramento e gera um “perfil de suor”, que permite ao usuário saber quanto de líquido deve beber para repor seus níveis de hidratação.
O adesivo de suor Gx é de uso único e não possui nenhum aparelho eletrônico envolvido. Ele é feito de camadas de polímeros finos gravados com canais microfluídicos.
Durante-um treino, o suor que emana da pele do usuário faz o seu caminho para um dos canais e vai lentamente o preenchendo enquanto é tingido de laranja (feito com corantes alimentares não tóxicos), a fim de tornar o alerta mais visível.
Em um canal separado, os produtos químicos reagem com o cloro no suor e ficam roxos, indicando a concentração de sódio detectada, que é então usada para determinar a hidratação do usuário.
Por esse processo “simples”, que na verdade envolve uma baixa tecnologia, o adesivo não é caro. Um pacote de dois desses patches inteligentes custa aproximadamente US$ 25,00.
Vale ressaltar que o aplicativo não recomenda especificamente a reidratação usando Gatorade, mas é fácil que o usuário faça essa associação ao utilizar um produto criado pela marca.