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Inobi cria nova identidade para Natura Aquarela

Ao abraçar o conceito de +É+ como sugestão para subverter a regra clássica do “menos é mais”, Aquarela faz uma convocação à delícia que é poder pintar livremente o rosto.

“+É+: Todas as cores de sua beleza” é assinatura da nova identidade da maquiagem Natura Aquarela, criada pela agência Inobi e que celebra a liberdade criativa brasileira. Do conceito à linguagem, do design dos produtos aos ensaios e peças de comunicação, a agência conduziu um trabalho de criação integrado para a marca de maquiagem.

Ao abraçar o conceito de +É+ como sugestão para subverter a regra clássica do “menos é mais”, Aquarela faz uma convocação à delícia que é poder pintar livremente o rosto com cores que expressam a identidade própria e os seus sentimentos, sem se preocupar se o look vai "combinar” e, finalmente, se segue a moda ou os padrões do que se entende por bom gosto.

“O desafio da Inobi para o relançamento de Natura Aquarela foi o de resgatar a essência inquieta da marca. Somos uma equipe de profissionais criativos e inquietos; então para encorajar a marca a apropriar-se de sua legitimidade, apostamos na comunicação para ir além, sem a pretensão de seguir ou lançar tendências, mas de ser uma via para a construção de um legado criativo de brasilidade e beleza.”, afirma Filomena Padron, Diretora Geral de Criação da INOBI. 

A agência conduziu um coletivo de criação integrado por fotógrafos, maquiadores, editores de moda, diretores de arte e gestores da Natura – todos trabalhando juntos e de forma adaptada para conceber os caminhos criativos para seis ensaios de maquiagem Aquarela.

A partir do conceito +É+, as seis expressões concebidas por esse coletivo de criação refletiram não só o brilho das expertises individuais – como os insights de moda aportados por Paulo Martinez, por exemplo -, mas também referências do universo cultural de cada um: nos ensaios fotográficos há uma diversidade de imagens alusivas tanto ao cangaço como ao movimento hippie, tanto aos elementos da natureza quanto ao clima new wave dos anos 80.

A Natura é uma empresa que, independentemente da magnitude de sua estrutura, mantém as portas abertas ao novo – ela instiga, provoca, estimula sua equipe e seus fornecedores a buscarem o novo. Por isso, para orquestrar o trabalho feito a muitas mãos, a INOBI portou-se como hub criativo difundindo uma nova experiência profissional pouco utilizada em agências de comunicação.

A estratégia de criação do +É+ envolvia um princípio inédito e de alto risco. Em vez de um processo convencional, em que a direção de arte controla e articula as ações de todos os profissionais envolvidos, adotou-se um modelo incomum.

Beleza e brasilidade estão no DNA da marca Natura Aquarela 

Maquiagem é a forma de expressão da beleza feminina que retrata a identidade pessoal, única e intransferível de cada mulher. Essa liberdade criativa e contemporânea valoriza cada detalhe da brasileira com legitimidade, realça a beleza interior, e, ao mesmo tempo, permite a liberdade criativa da alma.

“A cor sempre foi o fio condutor das histórias de Aquarela desde que surgiu em 2004. Muito identificada com o universo da cultura, da arte e da moda, a marca também é um convite permanente à ousadia, ao uso da maquiagem para a expressão de uma beleza criativa, sem medo do exagero. Uma beleza desbocadamente policromática – nesse sentido, com a cara do Brasil e sua diversidade colorida de gentes, paisagens e manifestações culturais.”, descreve Renata Paioli, diretora de Estratégia e Planejamento de Marcas da Inobi.

Aproveitando um termo que vem sendo utilizado por Aquarela nas revistas da Natura, o "borogodó" desse relançamento talvez esteja justamente na ausência de delimitações rígidas entre territórios criativos.

Dentro da estratégia da Inobi, um dos propósitos da criação coletiva é justamente diluir as fronteiras entre maquiagem, moda e estilo. Por isso, a mulher brasileira pode e deve ser ousada, assim como as modelos da campanha, e expressar a sua individualidade das formas mais inventivas, por meio da pintura do rosto.