Neste domingo, 14/08, é Dia dos Pais e, como é de costume nesta época do ano, as marcas prepararam uma série de ações, promoções entre outras iniciativas para a data. Se, por um lado, o varejo nacional e o comércio eletrônico vislumbram, neste segundo semestre, o Dia dos Pais e outras datas comemorativas como um leque de oportunidades para o incremento das vendas e o fortalecimento das marcas, algumas pesquisas apontam que os gastos das famílias serão menores do que o esperado.
Leia também: Fanta maracujá volta ao Brasil
É isso que revela a Pesquisa FSB/SulAmérica, segundo a qual 63% das famílias tiveram de reduzir os gastos desde o começo da pandemia de Covid-19. A pesquisa também aponta que, para 47% da população, a saúde financeira é grande motivo de preocupação no dia a dia e que cerca de metade dos brasileiros, ou 49%, afirma estar “apertado” financeiramente.
O Pulso de Dia dos Pais, realizado pela Hibou, uma empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em colaboração com a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners.co, também mostrou algumas tendências de hábitos de consumo para a data. De acordo com a pesquisa, feita com 1300 pessoas no Brasil inteiro durante o mês de julho de 2022, 44,9% relataram ter menos poder aquisitivo, por isso, farão menos compras. Além disso, 15,7% também afirmaram que, apesar do aperto financeiro, vão manter a tradição familiar; 26,6% declararam estar igual aos anos anteriores; 11,6% estão com o bolso melhor, e vão manter os hábitos, e 1,2% disseram estar melhor, então vão gastar um pouco mais.
Mas nada disso impediu as marcas de criarem campanhas, ações, promoções e ativações. Confira a seguir algumas das melhores ações para o Dia dos pais 2022.
L’Oréal
A L’Oréal Brasil escolheu a Fluxxo como a agência responsável por operacionalizar a maior ativação de sua história da para o Dia dos Pais. A ação inclui as marcas Azzaro e Giorgio Armani, que fazem parte do Departamento de Luxo (DL) da empresa.
Ao todo, serão 18 ativações nos principais shoppings do Brasil, com estandes para a Armani e carrinhos para a Azzarro.
Guaraná Antárctica
Com o Dia dos Pais chegando, o Guaraná Antarctica pensou na melhor maneira de fazer aquela homenagem especial.
Surgiu uma ideia aqui, outra ideia ali… E para falar a verdade, se toda mãe brasileira tem características bem típicas, os pais não poderiam ser diferentes, não é mesmo?
Desde aquela piada do passado que nunca sai de moda, pelo menos na cabeça deles, até frases como “ah, mas na minha época” ou “sentou na ponta, pagou a conta”.
Pensando nessas e outras “Manias de pai”, a marca lançou a campanha para dar luz aos homenageados do mês.
Seja na sonequinha pós-almoço ou no jeito clássico de responder uma mensagem no WhatsApp, há coisas que são 100% Pai BR.
Com uma homenagem repleta de bom humor, a marca invade o churrasco de almoço dessa data tão especial e destaca as manias dos patriarcas em filmes que acompanham o cotidiano de uma família brasileira.
Doktor Brau
A Cervejaria Doktor Brau fez colaborações com a Óticas Carol, do Grupo Ribeiro, e com a Óticas Ultrafarma, do Grupo Mourad, para a campanha de Dia dos Pais 2022.
Através do slogan “Meu Paizão, Meu Herói”, as marcas estão promovendo uma ação especial para celebrar a data com um presente exclusivo.
Na compra de um óculos de grau completo ou um óculos solar da marca Aramis, o cliente recebe uma cerveja artesanal da Doktor Brau.
A promoção vale até 31 de agosto ou enquanto durarem os estoques. A ação conta com a participação de 22 lojas da Óticas Carol e 7 lojas das Óticas Ultrafarma.
Para mais informações, confira as redes sociais das marcas participantes @doktorbrau/ @oticasultrafarmagrupomourad/ @oticascarolgruporibeiro.
Chevrolet
Os pais são capazes do que para que seus filhos consigam atingir seus objetivos? A pergunta pode ter incontáveis respostas, incluindo a venda de um carro. Foi assim que Paulo Macedo, pai e maior entusiasta da carreira do skatista Felipe Gustavo, resolveu bancar a participação do filho na Street League Skateboarding (SLS), uma importante competição nos Estados Unidos e um evento que seria fundamental na carreira do atleta.
Atualmente um skatista consagrado e reconhecido no mundo inteiro, Felipe Gustavo só deseja encontrar formas de agradecer.
Pois narrar essa história será o grande presente de Felipe ao seu pai neste Dia dos Pais. A Chevrolet convocou a dupla para recordar as conquistas e contar essa história de amor ao lado de um Chevrolet Cruze na ação publicitária “Na Direção do Sonho”.
Samsung TV Plus
Em comemoração ao Dia dos Pais, o streaming gratuito Samsung TV Plus criou uma programação especial que vai agradar a pais e filhos de todas as idades e gostos, além de apresentar o ISTV, um novo canal dedicado aos amantes de séries, desenhos e filmes clássicos de décadas passadas.
Entre os principais destaques que estão chegando no Samsung TV Plus, no domingo, 14 de agosto, o canal Netmovies apresenta o filme Pais e Filhas, com o vencedor do Oscar, Russel Crowe, onde um escritor vencedor do prêmio Pulitzer, depois de ficar viúvo e sofrer um colapso mental, luta para ser um bom pai, enquanto, em uma linha do tempo quase 30 anos depois, sua filha se esforça para contar a sua própria história.
O Adrenalina Freezone trouxe uma seleção durante dia inteiro, voltada para os pais, com foco em filmes de ação, suspense e histórias reais, com grande elenco, além de temas e estilos que despertam a nostalgia dos anos 1980 e 1990, como Fugindo do Passado, com Wesley Snipes, As Evidências de um Crime, com Samuel L. Jackson, Eva Mendes e Ed Harris, Missão de Honra, O Rei da Montanha e O Caçador de Recompensas.
O Samsung TV Plus vem pré-instalado em todas as Smart TVs* Samsung a partir de 2017, e é completamente gratuito, sem assinatura ou pagamento. É só ter uma conexão com a internet para acessar mais de 50 canais de notícias, entretenimento, filmes e muito mais.
Confira o resto da programação especial para o Dia dos Pais e saiba mais informações no site do Samsung TV Plus
Rappi
O Rappi está promovendo, até este domingo, 14 de agosto, descontos exclusivos para o Dia dos Pais. A campanha conta com descontos de até 60% em produtos de várias marcas em todas as verticais do superapp, como Shopping, Turbo, Mercado, Restaurantes, Farmácia,Travel e Pet.
No botão Turbo do app, com entregas em até 10 minutos, estão na promoção as bebidas alcoólicas, com vinhos e cervejas top sellers com 5 a 10% off, e os destilados com 30% off; chocolates e produtos de cuidado pessoal masculino com até 40% de desconto.
Na vertical Mercado, o Grupo Pão de Açúcar está oferecendo 30% de desconto nos whiskies Apple Jack Daniels de 1L, Johnnie Walker Black Label de 750 ml e Ballantine’s 12 anos de 750 ml.
O app ainda está oferecendo combos especiais de Dia dos Pais nos restaurantes Insalata, Mr Jin, Pobre Juan e Freshouse, com 20% de desconto para todos os usuários e mais 10% de desconto adicionais para usuários Prime em combos selecionados.
Confira todas as outras promoções no app do Rappi.
Riachuelo
Para este Dia dos Pais, a Riachuelo apresenta o conceito “Pai Presença” através de uma ação protagonizada por Marcos Mion. Além de fortalecer a narrativa de que a marca combina com todos os tipos de pais, a campanha traz o significado de um pai presente com dicas práticas de como a presença pode ser fundamental para uma boa relação com os filhos e a família, sempre destacando que não existe só um jeito de ser pai e sim diferentes desafios para uma paternidade ativa.
Veiculada em todo o Brasil, a campanha trouxe um merchan especial durante o programa Caldeirão com Mion, na TV Globo. Já no digital, uma equipe diversificada de influenciadores reforça o diálogo através da hashtag #paipresença, mostrando conversas relacionadas a como ser cada vez mais participativo na vida dos filhos. Dentre eles Pablo Beck Puhle e a filha Verônica, Rogerio Capela ao lado do marido Gustavo França e a filha Alice, Tadeu França e os filhos Augusto e Hugo e Ton Kohler ao lado de Pedro e Mariana.
No Instagram, a Riachuelo inovou e lançou o @paipresenca, além de trazer conteúdos em seu próprio perfil. O novo perfil tem um propósito para além do entretenimento.
Finalmente, para o TikTok, a marca preparou uma trend famosa no app, como “Questions for my dad”, além de trazer de novo o Mion para mostrar dicas de looks Riachuelo para diferentes momentos e situações de um pai presença.
Shopping Metrô Tucuruvi
O Shopping Metrô Tucuruvi preparou um presente especial de Dia dos Pais com a campanha Todo Pai Merece Amor & Cuidado. Em colaboração com a Ikesaki, o shopping center está oferecendo um kit repleto de produtos essenciais para o cotidiano, como desodorante Bozzano e gel pomada de cabelo da Seven, e também ajuda quem quer caprichar na escolha do mimo para o pai, mãe, tio ou avô com os produtos das melhores marcas do empreendimento. São mais de 200 lojas com opções para todos os estilos e gostos.
Para obter o mimo extra da comemoração, é só fazer R$ 300 em compras em qualquer loja do shopping center, mostrar as notas fiscais no balcão de atendimento, que fica no Piso L1, e retirar o kit, que inclui uma nécessaire, pomada de cabelo, desodorante e creme dental. A promoção vale até este dia 14 ou enquanto durarem os estoques.
Grand Plaza Shopping
Para comemorar o Dia dos Pais, o Grand Plaza Shopping lançou uma campanha baseada no jeitinho único e carinhoso de cada pai e presenteia os clientes com um kit da Natura, em promoção compre e ganhe.
Para garantir o presente do paizão, o shopping center oferece as melhores marcas como Garbo, Via Veneto e Art Walk, com produtos ideais para todos os estilos.
Para fechar com chave de ouro as celebrações, o Boulevard Gastronômico está cheio de deliciosas opções para aquele almoço ou jantar especial.
A campanha dá de presente para os pais um Kit Natura Kaiak, com Gel 2 em 1 para barba e sabonete em barra. Para conseguir o brinde, os clientes precisam realizar o cadastro das notas fiscais no site https://promocao.grandplazashopping.com.br e retirar o mimo nos pontos de atendimento do shopping, conforme disponibilidade, localizados no corredor da loja Natura e no Boulevard Gastronômico.
A promoção dá direito a um kit por CPF a cada R$350 em compras feitas de 1º a 14 de agosto nas lojas participantes.
Huawei
Para homenagear o Dia dos Pais, a Huawei anunciou preços especiais para alguns de seus produtos, incluindo fones de ouvido sem fio, smartwatches e pulseiras inteligentes.
Alguns destaques da promoção são o Huawei Watch Fit 2, um smartwatch lançado em julho deste ano e muito antecipado pelos consumidores brasileiros, perfeito para apoiar quem busca melhorar seu bem-estar, através de recursos inteligentes como monitoramento de saturação do oxigênio no sangue (SpO2), frequência cardíaca, sono e estresse. Um grande destaque do produto são os 97 modos de treino, dos quais 7 contam com animações fitness e orientações de exercício por áudio para demonstrar a maneira correta de cada atividade física, além das instruções animadas para aquecimento e resfriamento. O preço sugerido do Huawei Watch Fit 2 na Americanas e KaBuM! vai de R$ 949,00 para R$ 899,00 até o dia 14 de agosto.
A partir de um design premium que é resultado de milhares de testes da Huawei, cancelamento ativo de ruído e até 10 horas de bateria continua dependendo do uso, o Huawei Freebuds 4i conta com áudio puro independente do estilo musical e tecnologia de ponta para oferecer uma experiência de uso completa e confortável.
O dispositivo possui componentes e algoritmos acústicos integrados para gerar ondas sonoras invertidas, possibilitando que cancele ativamente o ruído e obtenha uma experiência de som mais envolvente para o usuário. A função de carregamento rápido pode oferecer até 4 horas de áudio com somente 10 minutos na tomada e o fone vem com 3 tamanhos de borrachinhas de silicone.
O preço sugerido na Americanas e KaBuM! foi de R$ 579,00 para R$ 419,00 até este domingo, 14 de agosto.
FARFETCH
O que torna seu pai simplesmente único? Desde os sábios conselhos às melhores piadas, todo pai é singular. É esse o lema da campanha de Dia dos Pais da FARFETCH, plataforma global líder para a indústria da moda de luxo.
Em colaboração com a revista GQ, a empresa reforça curadoria e exclusividade, dois de seus pilares globais, em uma comunicação que comemora o street style ao lado de grandes artistas brasileiros.
O ator Jonathan Azevedo se une ao rapper DonCesão em editoriais e entrevistas exclusivas em que falam a respeito de sua relação com filhos, música, moda e sociedade. Os dos são categóricos ao afirmar que a moda é, realmente, um canal para expressarem quem são e o que desejam mostrar para o mundo.
Nas peças da campanha Meu Pai Only on FARFETCH, as estrelas usam Off-White e Palm Angels, marcas do New Guards Group (NGG), uma incubadora para novas marcas e talentos da indústria da moda, famosa por impulsionar talentos como Virgil Abloh e Heron Preston. ]
Desde 2019, a FARFETCH detém a maior parte do grupo, fortalecendo seu papel na construção das marcas do futuro. No Brasil, a venda de marcas NGG é realizada exclusivamente pela plataforma.
PUBG MOBILE
O cenário competitivo do PUBG MOBILE cresce anualmente, trazendo oportunidades para times vindos da comunidade e trazendo nomes já conhecidos no mundo inteiro, como o Flamengo. Alef “Sparta” passou pelos dois mundos e com a ajuda de seu pai, Roberto da Motta, conquistou o sonho de liderar o Rubro-negro no campo de batalha.
Sparta, como é conhecido no game, além de jogador é diretor da franquia de PUBG MOBILE do Flamengo eSports. Carioca e torcedor do Flamengo, Alef atualmente comanda o time que é conhecido em todo o cenário e vem conquistando cada vez mais seu espaço.
Mesmo não tendo nenhum envolvimento com o time, seu pai, Roberto, abriu as portas de casa para receber a equipe na época em que precisaram fazer um “bootcamp”, assim, se aproximou mais dos jogadores e do filho.
Roberto é fã de jogos, e mesmo não tendo se adaptado ao mobile, continua presente na vida do filho assistindo aos campeonatos, torcendo e aconselhando sempre que necessário.
Sparta é pai de Kaique, de 1 ano e 3 meses, e teve a emoção em dose dupla quando estreou na PUBG MOBILE Pro League Brasil de 2021, já que seu pequeno nascia no mesmo dia.