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Mindset para o novo mercado

Ajustar nosso mindset para este  mercado que vive se transformando é tão complicado como comer arroz com  hashi - só funciona com treinamento.

 

O universo corporativo se transformou demais nos últimos tempos.  Empregos se tornaram menos frequentes, mas a quantidade de trabalho  disponível continua firme. Salas comerciais de algumas pequenas empresas  foram trocadas por coworkings ou pelo próprio  quarto dos funcionários, que passaram a trabalhar de casa através de  sistemas remotos e contatos através de Skype. A forma de entregar mudou,  mas o produto entregue continuou (em grande parte) igual.

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Acompanhar mentalmente as mudanças da sociedade e do mercado de  trabalho não é fácil, pois elas acontecem mais rápido fora que dentro da  nossa cabeça. Mas este é um exercício que devemos fazer para não  ficarmos para trás. Ajustar nosso mindset para este  mercado que vive se transformando é tão complicado como comer arroz com  hashi – só funciona com treinamento.

No mercado em que atuo, com planejamento estratégico, pesquisa e  consultoria de vendas, vejo uma tendência (ou realidade) acontecendo.  Empresas diminuindo seu espaço físico, mas aumentando sua abrangência  digital. Ao diminuir seu espaço físico, optam por  menos custos fixos e mais variáveis, e aumentando sua abrangência  digital com entregas e atendimento constante, mas a distância, incluindo  sistemas que conversam com suas clientes, mas nas nuvens.

O que noto fortemente é que com as facilidades do universo digital  as distâncias caíram e as parcerias comerciais e estrategicas ganharam  força, fazendo com que empresas menores, mas especialistas nos seus  mercados, ganhassem espaço. Não que necessariamente  as grandes tenham perdido (em muitos casos também cresceram), mas as  menores puderam ganhar escala ou braços.

Assim, entendo as parcerias estratégicas como uma das grandes  realidades que mais ganharão força num futuro próximo. Agências de todo o  Brasil deverão se unir, não como coligadas, mas realmente parceiras  comerciais (algo diferente). Afinal, ganham todos  neste mercado. Mais trabalho, mais entendimento de público (se cada uma  atuar na sua região), e mais especialistas (se cada um atuar na sua  área).

Quem sabe, logo mais teremos um mercado com mais braços se  encontrando, mais trabalhos divididos e menos salas de reunião, mas mais  Skypes. Será?