As vendas do varejo físico brasileiro na semana do Natal, em comparação com o mesmo período de 2021, que leva em conta os dias 18 a 24/12/2021 e 18 a 24/12/2022, marcaram tímido crescimento de 0,4% de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian.
“Os-varejistas esperavam um crescimento um pouco melhor após a recessão dos primeiros anos da pandemia, mas o impacto da inflação no bolso dos consumidores não permitiu a evolução dos gastos para a época”, aponta o Serasa Experian em comunicado.
Conheça a evolução dos dados no gráfico a seguir:
Em relação ao final de semana do Natal (17 a 19/12/2021 x 16 a 18/12/2022), o crescimento também foi baixo, de 0,2%. Também segundo a instituição, uma série de fatores contribuíram negativamente para que a maior data comemorativa do ano tenha vendido menos do que vendeu durante a pandemia.
“A alta da taxa de juros e a inadimplência dos consumidores são alguns dos agravantes que podemos listar como motivações para esse cenário. O 13º salário, antes utilizado para potencializar a atividade do comércio, também pode ter sido priorizado para o pagamento de dívidas pelos brasileiros”, explica o Serasa Experian.
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.