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Natura lança Biome, sua primeira linha de produtos sólidos

Com fórmulas veganas, zero plástico e até 100% de naturalidade, marca de produtos em barra oferece nova lógica de consumo e regeneração do planeta.

Uma marca de produtos de beleza e cuidados pessoais em barra, zero plástico, que surge de uma nova lógica de consumo baseada em soluções regenerativas para as pessoas e para o planeta.

É esse o objetivo da Natura Biome, primeira linha de produtos sólidos da Natura com fórmulas altamente naturais, sensoriais, veganas e de máxima performance.

Como resultado de mais de seis anos de pesquisa e tecnologia aplicadas, a empresa materializa os princípios regenerativos ao utilizar ingredientes procedentes de soluções surgidas na natureza, como o óleo de dendê, feito em sistema agroflorestal inovador, e a aplicação de bioresina, produzida através da captura de gás metano e usado na criação de acessório para armazenar as barras.

Natura-Biome também vem com fragrância exclusiva – uma nota amadeirada vinda do coração da Copaíba que se conecta com a pureza do Vetiver. 

De acordo com Andrea Álvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura, o grande destaque de Natura Bi?me está nas seleções: seja na elaboração dos produtos ou nas embalagens, todas totalmente norteadas por motivações de regeneração, com o mínimo de impacto ecológico possível e reutilizando os recursos à disposição. 

Um dos ingredientes indispensáveis de Natura Biome é o óleo de dendê, produzido no primeiro sistema agroflorestal de dendê do mundo, o SAF Dendê.

Comandado pela Natura há mais de 12 anos em colaboração com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), o projeto contesta a lógica da monocultura e cultiva dendê no Pará de modo sustentável, unindo a cultura da oleaginosa ao seu ambiente original na floresta a partir da combinação de várias plantas no sistema de produção, como mandioca, banana, pimenta, ingá, cacau, açaí, bacaba e madeiras.

Os tratos culturais nas áreas do SAF Dendê são baseados no manejo agroecológico sem o emprego de agrotóxicos, com adubação orgânica, adubação verde, cobertura viva e aplicação de biocaldas. 

Suporte exclusivo feito com tecnologia inovadora que captura gás metano e o tranfforma em bioresina. Foto: Divulgação

“O SAF Dendê revolucionou a maneira de produzir essa oleaginosa, pois é um sistema que, na contramão da monocultura, não agride o meio ambiente. Pelo contrário, é inteligente ao mimetizar a floresta e as relações benéficas de seus componentes, gerando diversos serviços ambientais, como a conservação do solo, da água e da biodiversidade da natureza”, detalha Andrea.

Natura Biome ainda vem com embalagens zero plástico, produzidas com papel reciclado e reciclável pós-consumo.

Na parte interna, os produtos são protegidos por filme celulósico biodegradável, retirado de fontes renováveis e compostáveis. 

Durante o lançamento, serão colocados à venda cinco produtos em barra: shampoo de uso diário, shampoo de hidratação, condicionador, sabonete cremoso e sabonete esfoliante.

Mais para frente, o portfólio deve crescer para mais de 20 produtos, também em formato sólido, em várias categorias. 

“Após anos de pesquisas, desenvolvemos produtos altamente naturais, com máxima performance, deliciosos de usar e, o mais importante, pautados por tecnologias regenerativas baseadas na natureza. Por sua característica altamente inovadora, que utiliza ciência inédita no mundo aplicada a cosméticos, iniciaremos em pequena escala para, posteriormente, evoluir a expansão da marca conforme formos aprendendo e trocando experiências com nossos clientes”, aponta Andrea.

O portfólio da empresa inclui ainda um suporte exclusivo para a utilização das barras feito a partir de uma tecnologia inédita que retém gás metano e o transforma em bioresina, fazendo um gás potencialmente nocivo ao meio ambiente se tornar um material compostável e biodegradável.

O acessório é resultado de uma collab da Natura com a startup Mango Materials, da Califórnia, pioneira na criação de novos materiais de impacto positivo para o planeta.

A fragrância, feita especialmente para a linha, é mais um destaque: uma nota amadeirada marcante a partir do coração de Copaíba, óleo essencial da biodiversidade brasileira, que se conecta com a pureza verde do Vetiver. 

Atualmente, Natura Biome está disponível na loja-conceito da marca localizada na Oscar Freire, na capital paulista, rua que se destacou como o primeiro endereço da Natura, em produtos unitários e, no futuro, a granel, um novo formato que oferece a personalização da compra.

A marca também vai estar logo disponível no e-commerce próprio. 

“Não dá mais para pensar em beleza sem pensar no seu impacto para as pessoas e o planeta. Na Natura, essa crença permeia o desenvolvimento dos nossos produtos há muito tempo. Porém, com o lançamento de Natura Biome, renovamos o nosso convite às pessoas que buscam, por meio da regeneração, encontrar uma melhor relação consigo mesmas e com seus corpos, assim como com os outros e com a natureza da qual somos parte”, adiciona Andrea. 

A executiva reforça por fim que o desenvolvimento sustentável não tem de ser uma alternativa, mas uma solução utilizada de modo cada vez mais amplo e constante em toda a cadeia produtiva das empresas.

“Natura Biome é mais uma prova de que as pessoas não têm que renunciar à qualidade e ao alto desempenho nos produtos para gerar impacto positivo no planeta. É possível fazer as duas coisas, ao mesmo tempo”, encerra.