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O que está reservado para o varejo em 2022?

Se aprendemos uma coisa nos últimos dois anos, é que prever o futuro é quase impossível. Afinal, poucos de nós poderiam ter previsto a necessidade de estocar máscaras faciais e itens básicos, como papel higiênico, antes de março de 2020.

Se aprendemos uma coisa nos últimos dois anos, é que prever o futuro é quase impossível. Afinal, poucos de nós poderiam ter previsto a necessidade de estocar máscaras faciais e itens básicos, como papel higiênico, antes de março de 2020. Embora os detalhes sejam difíceis de prever, há tendências que podemos avaliar e intuir o que provavelmente acontecerá ao longo do Próximo ano. Aqui estão algumas coisas que os varejistas podem esperar em 2022.

Atendimento-ao cliente reina supremo

Começaremos com um que é intuitivo: o atendimento ao cliente continuará a dominar o espaço de varejo. Seja online ou na loja, os clientes esperam uma experiência consistente com sua marca. Trazer a mesma experiência de alta qualidade do cliente online pode ser complicado. Você pode se conectar com os clientes por meio de bate-papos ou formulários, mas se demorar mais de 24 horas para responder, é provável que eles tenham feito negócios com um concorrente há muito tempo.

Longos prazos de entrega

Já estamos vendo o impacto dos problemas da cadeia de suprimentos global em quase todas as áreas do comércio, e as coisas provavelmente vão piorar antes de melhorar. Atrasos no envio e escassez de matérias-primas significam que os clientes que costumavam fazer compras de Natal em dezembro podem ter começado em outubro e talvez até mais cedo. Os varejistas que antecipam esses contratempos e permanecem ágeis em seu planejamento e promoção vencerão a concorrência.

Varejo em tempo real

Devido à escassez de produtos, os clientes procurarão qualquer atalho para obter os itens de que precisam. Os sites voltados para o cliente precisarão ser atualizados para refletir o status do produto em tempo real. Os consumidores querem saber quantos estão em estoque e em quais locais. “Neste momento” é a nova mentalidade do cliente e quanto melhor sua marca entregar essa experiência, melhor ela se sairá nesse mercado em tempo real.

Experiências personalizáveis

Como os detalhes de clientes individuais estão se tornando mais difíceis de obter, você precisará atender a um conjunto diversificado de personas. O desafio será mantê-los pessoais o suficiente para ajudar na conversão, mantendo-se em um nível alto o suficiente para trabalhar para grandes grupos de pessoas. A jornada personalizada será o novo personal shopper. As experiências de compras on-line estão evoluindo, passando da recomendação de clientes com “itens semelhantes ou semelhantes” para antecipar o que eles precisarão em seguida.

Camadas de Lealdade

Ainda desejando os dados do cliente? Com controles web mais rígidos, você precisa que os clientes vejam o valor de entregar seus dados pessoais. É aí que entra o programa de fidelidade. Veremos ainda mais programas em vigor, oferecendo pontos de fidelidade e as recompensas associadas, tanto pessoalmente quanto online. Em troca, você poderá acompanhar a jornada do cliente e refinar ainda mais suas interações.

O efeito da Apple Store

Você se lembra da primeira vez que entrou em uma Apple Store e experimentou a estética completa? Esse tipo de experiência está se tornando mais comum nas lojas, mas veremos isso se estender ao mundo online. Os varejistas garantirão cada vez mais que a experiência digital reflita a mesma experiência da marca, até esquemas de cores, fontes e decoração, que as lojas físicas fazem. Como resultado, a experiência em casa refletirá mais de perto as compras pessoais.

2022 provavelmente trará algumas surpresas, mas o cenário está claramente evoluindo para dar mais ênfase à criação da jornada digital ideal do cliente. Com a mentalidade certa, também pode ser uma grande oportunidade para os varejistas.