As marcas de cerveja Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Schin estão entre as 60 marcas brasileiras mais valiosas, segundo o ranking anual do BrandZ Brasil, realizado há 12 anos pela WPP e Kantar. Juntas, valem quase $8 bilhões de dólares, o que representa um incremento de 44%, comparado ao ano de 2017.
A Skol, pelo sexto ano consecutivo, segue na liderança como a marca mais valiosa do Brasil e soma um crescimento de $8,2 bilhões de dólares. A Brahma, em quarta posição, cresceu $4.478 e a Antarctica, que figura em sexto lugar no ranking, teve uma alta de $2.977.
Logo em seguida vem a Bohemia, em sétimo, totalizando $1.605. Já a Schin, que aparece em 26ª posição, aumentou $622 bilhões, o que corresponde a 35% de crescimento.
Ranking Marca Valor 2018 Crescimento
1 Skol USD$ 8.263 1%
4 Brahma USD$ 4.478 2%
6 Antarctica USD$ 2.977 4%
7 Bohemia USD$ 1.605 2%
26 Schin USD$ 622 35%
Fonte: BrandZ Top 60 Most Valuable Brazilian Brands
Na opinião de Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina, “este estudo mostra que por detrás de marcas valiosas, sempre estão 5 pilares – Propósito, Inovação, Comunicação, Experiência de marca e Love Brand – e o estudo valida um pouco a percepção que sempre tínhamos sobre o processo de construção de marcas valiosas.
Um exemplo seria a Skol, marca brasileira mais valiosa que se conecta de forma consistente com os jovens e apresenta atributos que combinam alto valor de marca com fatores emocionais (love index)”.